A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou nesta segunda-feira (27) mais de 600 casos da doença no Estado. Destes, 13 casos foram confirmados por exame de biologia molecular RT-PCR, que identifica o vírus no organismo e detecta casos novos agudos entre o terceiro e o sexto dia de sintomas, período de transmissão da doença. Os outros 603 foram confirmados por testes rápidos que detectam os anticorpos, com data de 8 a 60 dias ou mais das primeiras manifestações da Covid-19.
Conforme o boletim da FVS,confirma a recuperação de mais 518 amazonenses, chegando a 81.631 pessoas que passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença.
Foram confirmados mais sete óbitos pela doença, quatro ocorridos nas últimas 24 horas e três que tiveram confirmação diagnóstica na data de hoje, elevando para 3.224 o total de mortes. Na capital, de acordo com dados da Prefeitura de Manaus deste domingo (26), foram registrados 22 sepultamentos e cinco óbitos domiciliares.
O boletim aponta ainda que 12.224 pessoas com diagnóstico de Covid-19 estão sendo acompanhadas, ou seja, são casos confirmados nos últimos 14 dias, que se encontram internados ou em isolamento domiciliar.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras