Médicos anunciam suspensão parcial de cirurgias no Amazonas

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Cirurgias podem ser suspensas parcialmente no Amazonas, é o que anunciou nesta quinta-feira (1º) o Instituto de Cirurgiões do Estado do Amazonas (ICEA) – uma das empresas de especialidades médicas que presta serviços de saúde ao Governo do Amazonas.

De acordo com a empresa, a suspensão parcial deve ocorrer em todos os hospitais e Serviços de Pronto Atendimento (SPA’s) a partir do próximo sábado (3). Os profissionais da saúde reclamam que faltam insumos e medicamentos. Eles exigem melhorias de condições mínimas de trabalho e reclama da falta de pagamentos.

“Os débitos do Governo do Estado para com o ICEA já chegam ao quinto mês, totalizando a quantia de R$ 18.450.703,92 (Dezoito milhões, quatrocentos e cinquenta mil, setecentos e três reais e noventa e dois centavos). Na mais recente reunião realizada na sede da Sefaz com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Rodrigo Tobias, do Secretário da Sefaz, Alex Del Giglio, e dos representantes das Empresas de Especialidades Médicas, ficou ajustado o pagamento de uma competência até o dia 30/07/19”, diz a nota.

Segundo o Icea, o acordo não foi cumprido. Os mais de 200 médicos cirurgiões do ICEA realizam em média 3.000 (três mil) plantões/mês sem a devida contrapartida do Estado.

“Sem os devidos pagamentos, não há como o ICEA manter o exercício da atividade empresarial deixando com isso de pagar funcionários, contribuições sociais e tributos além do não pagamento aos fornecedores e demais agentes econômicos envolvidos na cadeia produtiva”, diz outro trecho da nota.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -