O intenso verde esmeralda da água da Cachoeira do Formiga encanta os turistas que visitam o Jalapão. A cachoeira está entre as mais belas da região e, com toda certeza, entre as mais visitadas. A queda d’água não é muito grande, mas a piscina que se forma é maravilhosa! E a boa notícia é que a água não é supergelada, pelo contrário, é na temperatura exata para aplacar o calor do Jalapão sem deixar ninguém morrendo de frio.
Além da ótima temperatura, a água da Cachoeira do Formiga é tão transparente que permite ver o fundo de areia calcária. Quem mergulha consegue ainda ver a grande pedra que dá tons de azul a um dos trechos da cachoeira. Realmente espetacular!
A água da cachoeira escoa pela lateral do poço principal e forma uma deliciosa piscina de água natural bem ao lado. Ótima para relaxar e para quem não sabe nadar. Os turistas mais descolados poderão ainda se sentar no alto da queda d’água e aproveitar uma hidromassagem em meio à corredeira do Rio Formiga, que dá nome ao local. Ao final, aproveite para tomar uma cerveja gelada no Bar da Zéfa, localizado na entrada da cachoeira.
A Cachoeira do Formiga está localizada em área particular e é cobrado ingresso para visitação. Ela fica a 30 km de Mateiros (TO), tem 8 metros de diâmetro, quase 2 metros de profundidade e chama atenção por causa da água cristalina.
Quando ir: O ano todo, mas entre novembro e abril a água está turva por conta das chuvas
Como ir: Com empresas e guias locais com veículos 4×4
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras