O ministro da Saúde, Nelson Teich, e o secretário-executivo, general Eduardo Pazuello, embarcaram na tarde de ontem (3) para Manaus (AM) com o objetivo de acompanhar a situação do atendimento a população do Amazonas. Com 621 novos casos neste final de semana, o estado bateu recorde diário de infectados pela covid-19, o que vem preocupando as autoridades da saúde.
Ainda em Manaus nesta segunda-feira (4) eles visitam serviços de saúde, como o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Azir, o Hospital de Campanha Municipal e o Hospital de Retaguarda Nilton Lins. Na agenda também está prevista ainda visita às instalações do Comando Militar da Amazônia.
Manaus é uma das cidades do Brasil onde a pandemia tem causado maior colapso, tanto no sistema de saúde como no sistema funerário. Faltam leitos nos hospitais e também espaço para sepultar os falecidos – algumas vítimas foram enterradas em valas coletivas.
Em reunião realizada ainda na noite deste domingo no Palácio do Governo, o ministro Nelson Teich afirmou que o programa de testagem do Governo Federal para buscar uma maior notificação dos casos de Covid-19 deve iniciar esta semana. Segundo ele, serão priorizados grupos de maior risco, incluindo profissionais de saúde, com base em uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras