A tabela periódica com códigos coloridos, num quadro, foi publicado como “imagem do dia” pelo site da NASA, no último dia 24. De acordo com a informação da Agência Espacial, a cor azul apresentada por eles na tabela períodica, significa fusão no Big Bang, a verde mostra elementos produzidos por estrelas de massa baixa que estavam a morrer, a cor amarela é para elementos criados por estrelas massivas que explodiram, o cor de rosa é para a fissão de raios cósmicos, o lilás representa a união de estrelas de neutrão e a cinza as estrelas anãs brancas que explodiram.
O hidrogênio presente no nosso corpo, presente em cada molécula de água, veio do Big Bang. E, segundo a NASA, não haverá outra fonte de hidrogênio no universo.
Já o carbono do corpo foi criado pela fusão nuclear que acontece no interior de estrelas, assim como o oxigênio. A maioria do ferro das hemoglobinas foi produzido em estrelas supernovas há muito tempo e muito longe daqui.
O ouro das joias foi provavelmente feito a partir das estrelas de neutrões que colidiram. Elementos como o fósforo e cobre estão presentes no nosso corpo em apenas pequenas quantidades, mas são essenciais para a vida.
O local da criação do núcleo do cobre, porém, não é totalmente conhecido. Este e outros elementos continuam a ser estudados de perto por cientistas através da observação e de modelos computacionais.
Reportagem: Redação Amazônia Sem Fronteiras