No Dia Mundial do Meio Ambiente, foram distribuídas 500 mudas de plantas frutíferas e ornamentais

Ontem (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, 500 mudas de plantas frutíferas e ornamentais foram distribuídas no estacionamento do restaurante McDonald’s da Avenida Djalma Batista. A ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Faz parte da programação da Semana de Meio Ambiente, que iniciou no sábado (03) e vai até o dia 10.

Segundo o Consultor do McDonald’s, Oziel Andrade, a ação se integrou às atividades da “Gincana Bom Vizinho”, projeto que visa conscientizar os colaboradores da rede, sobre a importância da responsabilidade social, não apenas dentro da empresa como também fora. É também uma oportunidade de desenvolvimento profissional e pessoal do funcionário. “A sustentabilidade é um pilar importante para o McDonald’s. Essa parceria vai ao encontro dos nossos objetivos, de contribuir para o desenvolvimento da comunidade onde os restaurantes estão instalados”, ressaltou.

Na comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, o McDonald´s Brasil também lançou, nacionalmente, um projeto de incentivo à educação, voltado para o desenvolvimento sustentável. Alguns dos restaurantes da rede serão transformados em hubs (centros) de práticas sustentáveis junto aos clientes. O modelo, implementado inicialmente em Birigui (SP), já prevê expansão para Araçatuba (SP) e avançará para outras regiões do país, por meio de parcerias.

Como as mudanças sempre acontecem de dentro para fora, os restaurantes têm utilizado recursos que possibilitam operações mais sustentáveis, como: boiler de aquecimento solar, lâmpadas leds, captação de água para reuso, separação dos resíduos e outros. “O McDonald’s busca sistematicamente a melhoria contínua de suas unidades, sempre atenta a implantação de itens que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável”, destaca o diretor de Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados (máster franqueada da marca na América Latina), Leonardo Lima.

Para que a comunidade possa ter acesso, a rede abre as portas para visitas de consumidores no programa “Portas Abertas”, para que além de conhecer a cozinha e processos internos, os clientes possam conhecer as práticas sustentáveis no local, transformando-os em agentes de influência local. Com isso, as boas práticas acabam envolvendo as comunidades no entorno do restaurante, reverberando em escolas, repartições públicas, comércio etc.

A Arcos Dourados torna-se mentora do projeto, orientando as prefeituras e o empresariado local a replicar as ações. “O McDonald’s conecta parceiros voltados para o desenvolvimento sustentável, tornando mais verde o lugar onde está inserido”, aponta Leonardo Lima.

O projeto é baseado em parcerias para uma educação mais sustentável e melhoria das condições sociais e ambientais. No total, são cinco módulos de atuação, envolvendo: Educação infantil para o Desenvolvimento Sustentável, Gestão dos Resíduos Sólidos, Arborização, Parcerias e Educação Executiva. Para reforçar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável foram criados gibis pelo Instituto Mauricio de Sousa, em parceria com a organização humanitária internacional Aldeias Infantis SOS Brasil, que atua há 50 anos no país defendendo o direito de crianças e jovens. As historinhas com as personagens da Turma da Mônica são focadas em desenvolvimento sustentável e foram materiais importantes na formação dos alunos de Birigui, cidade piloto do projeto.

Por meio do programa “Bom Vizinho”, que incentiva o espírito solidário das equipes formadas por funcionários voluntários, o McDonald’s também realiza o plantio e a manutenção de mudas em praças no entorno dos seus restaurantes. Em 2016, o Bom Vizinho engajou cerca de 8 mil funcionários de 300 restaurantes a realizarem mais de 6 mil ações sociais.

Sobre a Arcos Dorados

A Arcos Dorados é a maior franquia McDonald’s do mundo, tanto em vendas totais do sistema como em número de restaurantes. A Companhia é a maior rede de serviço rápido de alimentação da América Latina e Caribe, com direitos exclusivos de possuir, operar e conceder franquias de restaurantes McDonald’s em 20 países e territórios, incluindo Argentina, Aruba, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, St. Croix, St. Thomas, Trinidad & Tobago, Uruguai e Venezuela. A Companhia opera ou franqueia mais de 2.100 restaurantes McDonald’s com mais de 90.000 funcionários e é reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no América Latina. A Arcos Dorados está listada na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE: ARCO).

 

Reportagem: Amazônia sem fronteiras

- PUBLICIDADE -