Nova geração de consumidores tem optado por produtos ecológicos, que não causam impacto ao meio ambiente

Pequenas atitudes podem fazer uma enorme diferença para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população. Esse pensamento é compartilhado por uma nova geração de consumidores, que tem optado por produtos que não causam danos ao meio ambiente, são ecológicos e sustentáveis.

A transformação nos hábitos de consumo já é uma tendência que se estende, principalmente, por países como o Brasil, Estados Unidos, França, China e Alemanha. E que tem forçado a uma mudança de comportamento por parte dos fabricantes e comerciantes, além do estabelecimento de novas regras e normas mais rígidas sobre o tema. Um exemplo disso é a eliminação dos canudos de plástico, uma realidade em várias cidades brasileiras, onde há legislação específica sobre o assunto.

Na esteira desse novo conceito, o mercado brasileiro vem se preparando para abastecer os consumidores que já adotam essa prática no dia a dia. Produtos alimentícios que causam baixo impacto ao meio ambiente em sua fabricação já podem ser vistos nas prateleiras de alguns supermercados. E uma gama de produtos começa a ser disponibilizada para esse público que não abre de ser ecologicamente correto. São produtos que utilizam recursos renováveis na cadeia produtiva, que dispensam o uso de matéria-prima tóxica, para diminuir ao máximo o impacto ambiental, que reutilizam ou reciclam materiais em sua produção e que demoram menos tempo para se decompor na natureza.

A Damata Consultoria, única na região credenciada pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), é uma das empresas que tem apostado nesse nicho, não somente pela convicção de que é uma tendência que veio para ficar, mas porque tem tudo a ver com o seu perfil. A Damata atua na área de consultoria e projetos ambientais e, paralelo a isso, tem investido na comercialização de produtos sustentáveis – copos (de 200 e 400 ml), garrafas (de 400 ml) e canudos em silicone. Tudo com o conceito de sustentável, ecológico, além de econômico, conforme explica o diretor da empresa, o biólogo Daniel Santos, embaixador do ILZB no Amazonas. “Os copos e as garrafas são retráteis – podem “encolher”, ocupando pouco espaço, e são fáceis de guardar e levar para qualquer lugar. Também podem ser utilizados com líquidos frios (até mesmo no congelador) ou quentes, podendo ser levados ao microondas. São de fácil higienização e 100% livres de BPA (Bisfenol A), composto muito utilizado para fazer plásticos. São, portanto, atóxicos”, enumera.

A utilização desses produtos, ele enfatiza, ajuda a reduzir a quantidade de copos plásticos no mercado e, consequentemente, o seu descarte, causando danos irreparáveis ao meio ambiente. “Ser um consumidor consciente está ao alcance de todos. Os produtos sustentáveis, hoje, estão em supermercados e em vários estabelecimentos. É só ficar atento e lembrar que as pequenas mudanças fazem uma grande diferença para o nosso planeta”, afirmou.

Como empresa credenciada pelo ILZB, a Damata faz parte de um grupo de organizações que tem como objetivo comum a articulação pela mudança nos padrões de produção e consumo, tendo como meta a eliminação do lixo. “Para ser credenciado ao instituto é preciso que a empresa esteja alinhada com essas diretrizes e empenhada em difundi-las”, complementa.

O ILZB é uma organização sem fins lucrativos. Representa, no Brasil, a Zero Wast Internacional Alliance (ZWIA), movimento internacional de organizações que desenvolvem conceitos e princípios visando à sustentabilidade da cadeia de resíduos, com otimização dos descartes e eliminação do lixo no mundo.

ONDE ENCONTRAR OS PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

Damata Consultoria – telefone para contato: 3347-8490 / 99132-0500 ou na loja Beleza Dela Acessórios, endereço: rua 23, 838, loja 2, Parque 10 de Novembro (em frente ao salão paroquial Nossa Senhora de Lourdes).

- PUBLICIDADE -