Neste domingo (6), aconteceu a maior e mais elaborada eleição para a escolha dos Conselhos Tutelares do município, para o quadriênio 2020-2023, coordenada pela Prefeitura de Manaus.
É a primeira vez que são utilizadas urnas eletrônicas no pleito para a escolha de conselheiros. São 495 urnas distribuídas em 145 escolas. O número de concorrentes também é um recorde, com 256 candidatos aptos a disputarem as vagas do processo eleitoral por zona.
Novos conselheiros
O uso das urnas eletrônicas é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) , oferecendo uma eleição com mais transparência e exatidão, além de agilidade na apuração dos votos.
Quem coordena o processo eleitoral é o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), estrutura vinculada administrativamente à Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
Mais de 3 mil trabalhadores, entre servidores e bolsistas de todos os órgãos municipais, estão envolvidos na eleição, além de servidores do TRE-AM.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras