Um núcleo de Combate ao Feminicídio foi inaugurado na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), na manhã desta sexta-feira (7), na avenida Autaz Mirim, bairro Jorge Teixeira, na zona leste da capital. Com o objetivo de integrar as demais delegacias de crimes contra as mulheres em Manaus.
Este núcleo integrado estará sob o comando da delegada Marília Campelo, e vai incluir campanhas de prevenção contra o feminicídio, além de oferecer com mais abrangências os meios de denúncias. A DEHS seguirá o seu atendimento em ocorrências de investigação de crimes de homicídio em, geral, mas vai passar a oferecer um serviço mais efetivo para os crimes contra a mulher.
“O núcleo vai investigar homicídios com vítima mulher, mas continua investigando os crimes comuns. Aqui vamos tratar apenas de homicídios contra as mulheres, mas qualquer outro tipo de crime contra a mulher vão continuar nas delegacias da mulher, seguindo os plantões de 24 horas para atender às vítimas”, afirmou a delegada Marília Mendonça.
O secretário de Segurança Pública do Estado esteve na inauguração do núcleo e ressaltou o aumento do número de casos e ocorrências de crimes contra a mulher. “Esse núcleo não vai apurar só os casos de feminicídio, ele vai apurar, também todos os casos de violência contra a mulher. Nós tivemos um aumento de quase de quase 40% de violência doméstica contra as mulheres, neste primeiro semestre, que representa um número de mais de 10 mil casos”, disse o secretário de segurança pública do Amazonas, Louismar Bonates.
A Criação do núcleo nas dependências da DEHS vai investigar os homicídios consumados ou tentados, tendo como vítimas mulheres e deve buscar investigar os homicídios consumados ou tentados contra o gênero feminino, de forma mais coordenada em conjunto com as três Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher (DECCMs), localizadas nas zonas centro-sul, sul/oeste e norte/leste, a fim de realizar atividades policiais integradas no combate a este tipo de crime.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras