O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, assegurou a gratuidade da tarifa do transporte coletivo público urbano para o próximo domingo (15), primeiro turno das Eleições Municipais 2020. A medida está prevista pela Lei nº 2.703, regulamentada pelo Decreto nº 4.940, publicada no Diário Oficial do Município (DOM), nº 4.965, desta quinta-feira(12). As viagens com gratuidade de passagens estão previstas das 4h às 20h. Para o trânsito, também foi montado esquema especial para o dia do pleito.
“A exemplo dos pleitos anteriores, garantimos mais uma vez a gratuidade do transporte coletivo. É uma medida importante para facilitar a locomoção de quem precisa exercer seu papel de cidadão com a votação”, disse o prefeito. Pela Constituição Federal, o voto é obrigatório para pessoas com idade entre 18 e 70 anos.
A gratuidade do transporte nas eleições foi matéria do Executivo municipal, aprovada, por unanimidade, pelos parlamentares da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na última segunda-feira(09). A medida se estenderá para o segundo turno, caso houver, previsto para 29 de novembro.
Como medida de prevenção ao combate do novo coronavírus, o prefeito ressaltou que vai haver uma maior vigilância para evitar aglomerações nos veículos do transporte coletivo. “As empresas já estão orientadas sobre suas responsabilidades, assim como o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, IMMU, para que seja feita uma forte vigilância para evitarmos aglomeração que possa pôr em risco a saúde dos passageiros”, destacou Arthur.
Segundo o IMMU, 973 ônibus deverão circular por Manaus neste domingo de primeiro turno das eleições municipais.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras