Os três pilares de como abrir um negócio lucrativo

Fonte: O Globo
- PUBLICIDADE -

Dando continuidade ao nosso artigo relacionado à “Como abrir meu próprio negócio no mercado”, daremos ênfase nos principais objetivos que devemos ter ao abrir um empreendimento baseados nos pilares por nós avaliados como sendo os mais apropriados: o negócio, o empreendedor e os números do negócio:
O Mercado onde você pretende abrir o negócio: Observem, eu mesmo já cometi erros superestimando o tamanho do mercado para montar uma fabriqueta de materiais em fibra de vidro. O negócio era lucrativo mais não havia tantos clientes quanto eu pensei, acabei parando com o negócio por não se enquadrar nas minhas expectativas. É o tamanho do mercado que lhe dirá se é possível crescer e até quando, então, se você tem grandes expectativas como empreendedor você deveria entrar em um mercado grande o suficiente para lhe possibilitar atingir estes objetivos.

O Empreendedor: Um dos fatores que determina o sucesso de qualquer negócio é a pessoa que está por trás da empresa, quanto mais preparado estiver os empresários maiores serão suas chances de obter sucesso ao abrir o próprio negócio. Na verdade todos devem fazer as seguintes perguntas:
• Eu tenho as habilidades para gerenciar este negócio ou posso aprendê-las rapidamente?
• Eu realmente desejo estar envolvido nestas atividades todos os dias?
• Este negócio pode suprir minhas expectativas de lucro e de auto realização?

Como já foi dito anteriormente a sua ideia de negócio deveria estar altamente relacionada com suas experiências anteriores, habilidades e desejos pessoais. Quanto maior estas aproximações maiores serão suas chances de executar bem o plano de negócios. A boa notícia é que tanto as habilidades gerenciais, o planejamento e os conhecimentos específicos do ramo de negócios podem ser aprendidos.

Os Números do Negócio: Obsevem que raramente em termos de negócios sua ideia é inédita, claro, como dizia o grande Lavoisier “na natureza nada se cria tudo se transforma”, tai um ditado que vale para quase tudo. O primeiro passo é observar os concorrentes que vão ser sua fonte de Inspiração. Pense! Ao idealizar um negócio você deve em primeiro lugar analisar a concorrência para este negócio na região onde você o pretende montar, de modo geral se a concorrência vai bem já é um bom sinal. Ao analisar o mercado concorrente o empreendedor poderia visitar negócios parecidos ou iguais dos concorrentes com o simples objetivo de descobrir se elas estão vendendo bem. O empreendedor poderia ainda analisar os sinais de riqueza do negócio como o patrimônio pessoal dos proprietários e o número de funcionários daquele empreendimento. É preciso também pensar qual o seu diferencial naquele determinado negócio: como você pode fazer melhor do que os atuais concorrentes?
Caso você deseje empreender por causa do dinheiro (algumas pessoas empreendem por outros motivos), você poderia escolher entre abrir um negócio, comprar um imóvel para alugar ou ainda aplicar em algum fundo de investimento. Como você descobre qual é a melhor escolha? Com certeza através de um planejamento financeiro, você analisa o retorno que cada um destes negócios lhe trará e faz uma comparação entre eles para tomar a melhor sua decisão. É a parte financeira do seu planejamento que lhe dirá se a sua ideia de negócio é realmente lucrativa e quanto você poderia lucrar, por outro lado estes cálculos não são fáceis de fazer se você não é um profissional da área. Ao procurar uma ideia de negócio o bom seria se fosse possível conciliar:
• O mercado em crescimento;
• Seu perfil (experiências anteriores, capital disponível, gostos pessoais);
• Recursos regionais abundantes (ex: mão de obra, frutas, soja, universitários, etc.)

Não desenvolva ideias de negócios mirabolantes, uma boa razão para não utilizar ideias de negócios mirabolantes é que muito possivelmente alguém já tenha testado o que você deseja fazer, assim, aprenda com o erro alheio, corte caminho, depois de conhecer o negócio busque maneiras de inová-lo criativamente. De Onde Vêm as Ideias de Negócios? Em uma pesquisa com 500 empresas nos Estados Unidos tivemos os seguintes dados:
• 71% Das ideias de negócios são copiadas ou modificadas de um emprego anterior.
• 20% São descobertas por acaso.
• 5% Foram descobertas relacionadas à revolução dos computadores.
• 4% Foram descobertas através de pesquisas com o objetivo de encontrar uma ideia de negócio.

 

Um negócio utilizando uma ideia convencional não significa que não há desafios e inovação, você pode inovar dentro do negócio em si, alterar maneiras de distribuir os produtos, trabalhar diferentes preços, mudar o formato e tamanho dos produtos, diminuir o tempo de entrega, melhorar este produto ou serviço, ou posso fazer melhor e com menor custo do que meu principal concorrente, às vezes coisas simples valem mais do que um pensamento faraônico.

Esperamos ter contribuído até agora em poucas linhas de abrir um pouco sua mente naquilo que você pretende fazer em termos de abrir ou começar um novo negócio, parece desanimador em algum momento mais não é, no próximo artigo encerraremos muitas dessas questões e você vai ter a certeza de que é capaz, o mestre Lair Ribeiro em uma de suas teorias afirma que num futuro próximo todos nós seremos empreendores visto que os empregos vão ficar cada vez mais raros e muitas profissões vão deixar de existir, só que isso é para outra oportunidade. Não deixem de visitar nosso site e continuar prestigiando as informações nele contidas.

Um forte abraço.

Sebastião Cavalcante
Economista CRE 1658

- PUBLICIDADE -