Originalmente fundada em 1669 pelos portugueses com o forte de São José do Rio Negro, foi elevada à vila em 1832 com o nome de Manaos, uma homenagem à nação indígena de Manaós, sendo legalmente transformada em cidade no dia 24 de outubro de 1848 com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente no dia 4 de setembro de 1856 voltou a ter seu nome atual.
No começo do século XX, a cidade de Manaus ficou conhecida como a Paris dos Trópicos, devido sua modernização durante a época áurea da borracha. Neste período, a cidade de Manaus atraiu investimentos estrangeiros e imigrantes de algumas partes do mundo.
Com a implantação da Zona Franca de Manaus na década de 1960, a cidade voltou a ter destaque entre as principais do Brasil e da América Latina. A capital amazonense é uma das que mais cresceu economicamente nos últimos anos.
O Boi Manaus faz parte dos festejos oficias para o aniversário de Manaus. Confira abaixo a programação:
Boi Manaus
Nos dias 23 e 24 o Boi Manaus será um dos destaques do Complexo Turístico da Ponta Negra, na Zona Oeste. Haverá mais de 19 de horas de boi bumbá e 32 atrações, no trio elétrico e no palco do anfiteatro.
A abertura será às 17h30, no palco do anfiteatro, com os grupos de dança Kamayurá e Kuarup. Às 19h sai o primeiro trio, que percorrerá o trecho da avenida Coronel Teixeira, entre a rotatória do Tropical Hotel e as quadras de areia do Complexo Turístico da Ponta Negra, totalizando 700 metros de circuito.
Participam da festa artistas como Israel Paulain, David Assayag e a Marujada do Boi Caprichoso, Sebastião Junior, Leonardo Castelo, Renato Freitas, Márcia Siqueira, Prince do Boi, P.A. Chaves, Klinger Araújo, Tony Medeiros e a Batucada do Boi Garantido, Edilson Santana, Carlos Batata e Júnior Paulain, Carlinhos do Boi, além dos grupos Carrapicho e Canto da Mata, entre outros.
Os bumbás de Manaus, Corre Campo, Brilhante e Garanhão, encerrarão o primeiro dia das comemorações no Complexo Turístico da Ponta Negra, no palco do anfiteatro, a partir das 2h20, quando se encerram as apresentações nos trios.
No dia 24, a festa inicia mais cedo, às 15h30, com o trio comandado pelas vozes femininas do boi, Mara Lima e Márcia Siqueira, encerrando às 22h50, com Leonardo Castelo e Batucada.
Espetáculo teatral
Também nos dias 23 e 24, o palco do Les Artistes Café Teatro, na avenida 7 de Setembro, Centro Histórico, recebe pela primeira vez drag queens e travestis da cena local em apresentação comemorativa ao aniversário da cidade. Eles integram o espetáculo “Rival Rebolado”, que traz no elenco a atriz Leandra Leal, em quatro sessões gratuitas: às 19h e 23h, no domingo, e às 17h e 21h, na segunda-feira.
Paço da Liberdade
O Paço da Liberdade também estará na rota das comemorações. Celebrando os 348 anos de Manaus estão em cartaz as exposições “Monumentalidade”, que reúne obras do artista plástico amazonense Moacir Andrade; “Noites Sem Fim”, que reúne obras em quadrinhos dos artistas do House 137 Studio; e a exposição “Memórias do Centro Histórico”, com fotografias e um mini-documentário com depoimentos de moradores do Centro Histórico.
Reportagem: Redação Amazônia Sem Fronteiras