Construído entre 1884 e 1902, o Parlamento de Budapeste foi a maior obra da sua época. Possui 691 salas e tem 268 metros de comprimento e 118 metros de largura. O Parlamento de Budapeste é o terceiro maior parlamento do mundo depois do da Romênia e da Argentina.
Com cerca de meio milhão de visitantes todos os anos, o Parlamento Húngaro é uma das maiores atrações da cidade de Budapeste. Ele é considerado, juntamente com o Palácio Real, um dos principais símbolos da cidade. E realmente faz por merecer, é um daqueles prédios que ficamos boquiabertos ao se olhar com calma e procurar pelos detalhes.
O Parlamento de Budapeste está localizado junto à praça Kossuth Lajos e fica lindamente enfeitando a cidade na beira do Rio Danúbio, no lado Peste da cidade. Um edifício único, que foi em parte inspirado no Palácio londrino de Westminster.
A visita ao parlamento é composta de diversas estâncias e as mais importantes são:
- Escada principal: Depois do tapete vermelho, a primeira impressão é surpreendente. No descanso central você pode ver um relevo do arquiteto Imre Steindl, responsável do design do edifício.
- Sala da Cúpula: Nessa sala se pode apreciar o interior da cúpula e são expostas diversas estátuas dos reis da Hungria. Em frente da escada principal está a de São Estevão, primeiro rei da Hungria. Uma vitrine abriga alguns dos seus pertences, entre os quais se destaca sua coroa.
- Antiga Câmara Alta: Atualmente usada apenas com fins turísticos, esta é a sala em que todos pensamos quando imaginamos um parlamento. Na ala sul está sua gêmea: a sala do Conselho dos Deputados.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras