Passar uma tarde em Itapuã

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

Antes de chegar a Itapuã, um dos mais belos lugares do Brasil, a equipe de reportagem do Amazônia sem Fronteiras passou pelo Centro Histórico de Salvador, que compreende a área histórica da cidade, capital do estado brasileiro da Bahia, composto por ruas e monumentos arquitetônicos da época do Brasil Colônia.

Itapuã é um bairro de Salvador, na Bahia, no Brasil. Possui três praias frequentadas pela população local e turistas: a praia de Itapuã, a praia de Placafor e a praia do Farol de Itapuã. Nesta última, localiza-se o Farol de Itapuã.

No bairro, se localiza a lagoa do Abaeté, um símbolo da cidade. Ao redor da lagoa, existe um parque metropolitano de preservação inaugurado em 1993, o Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté. No mais, encontram-se, no bairro, vários hotéis de luxo e loteamentos das classes média e alta.

Foto: Divulgação

“Itapuã” é um termo tupi que significa “pedra erguida”, através da junção de itá (pedra) e pu’ã, erguido e refere-se a um afloramento de rocha situado ao largo da área de arrebentação da praia. Segundo relata Gabriel Soares de Souza no seu Tratado descritivo do Brasil em 1587, “a Tapuã é uma ponta sahida ao mar, com uma pedra no cabo cercada d’elle, a que o gentio chama d’este nome, que quer dizer pedra baiza; defronte d’esta ponta em um alto, está uma fazenda com uma hermida de São Francisco.”

Com rico patrimônio ambiental, Itapuã foi habitada primeiro pelos índios Tupi. Com vida própria, o local tem uma excelente rede de hotéis a espera de seus visitantes.

 

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -