A cidade de Santos (SP) se destaca por sua orla de 7 km de praias e seu clima tropical, oferecendo avançada infraestrutura turística.
A cidade oferece uma ótima estrutura, com muitos hotéis, flats, bares e restaurantes e shoppings. Há passeios variados e atrações turísticas para todos os gostos, além de uma badalada vida noturna.
A cidade de Santos possui o maior porto da América Latina, um belo Centro Histórico restaurado. Um de seus destaques é o maior jardim de praia do mundo. Registrado no Livro dos Records, possui 5.335 metros de comprimento, repleto de flores e 1.700 árvores cuidadosamente tratadas.
Apesar do mar da cidade de Santos ser calmo, ao longo da orla há 6 postos de salvamento, muito bem equipados, com boa infraestrutura. Na orla há quiosques de lanches e dos chuveiros públicos.
Quem quiser fugir um pouco do sol, na larga faixa de areia, pode aproveitar a sombra das árvores do jardim, que acompanham toda a orla.
Confira algumas dicas do Portal Amazônia sem Fronteiras de turismo em Santos. Nesta edição, falamos também um pouco sobre as praias desta linda cidade brasileira.
Santos é uma cidade de grandes proporções. Possui diversas opções de lazer, entretenimento, cultura e recheada de pontos turísticos. É um destino para qualquer época do ano.
Para quem quer curtir a praia, a alta temporada de verão (de dezembro a março) é a melhor opção. Para quem gosta de lugares cheios e agito, além da temporada, pode ir também em finais de semana e feriados prolongados.
O que fazer em Santos à noite
Santos conta com ótimos lugares para sair e se divertir à noite. As opções são variadas, entre bares, restaurantes, cinemas e casas noturnas.
Confira algumas dicas de barzinhos:
- Arapuka Gastrobar – Rua Azevedo Sodré, 123, Gonzaga
- Hiná Fish & Lounge – Av. Saldanha da Gama, 44, Ponta da Praia
- Naus – Rua Tolentino Filgueiras, 55, Gonzaga
- Quiosque Burgman (cerveja artesanal) – Orla da praia nos canais 2, 4 e 5
Para quem não bebe, mas gosta de sair para comer:
- Chopp do Gonzaga – Av. Ana Costa, 510/512
- Bodegaia da Pompéia – Rua República Argentina, 80, Pompeia
- Cantina Liliana – Av. Washington Luiz, 302, Gonzaga
Para quem gosta de curtir uma boa balada: Geralmente há opções de pagode, sertanejo, funk e música eletrônica. As mais frequentadas são a Moby Dick, New Village e a Higher.
Terminal Marítimo de Passageiros de Santos
O terminal para Navios de Cruzeiro conta com um cais de 400 m de extensão, ocupando uma área total de 34.500 m². Tem capacidade para a recepção simultânea de 7 navios e 20 mil turistas por dia, com conforto, segurança e a logística necessária aos procedimentos de embarque, desembarque e trânsito de passageiros e tripulantes.
Santos é a cidade onde há mais escalas de transatlânticos no Brasil, na temporada 2010/2011, 22 navios fizeram 310 cruzeiros em Santos. Na Ponta da Praia, próximo à Ponte dos Práticos, os transatlânticos podem ser observados a apenas 100 metros de distância.
A chegada dos cruzeiros ocorre de manhã, geralmente entre 7h e 9h, e a partida ao final da tarde ou à noitinha, constituindo boa opção de lazer para quem está na cidade.
Porto de Santos
Considerado o maior porto da América Latina, suas instalações ocupam 7,7 milhões de m² e cerca de 14 km de extensão, alcançando ambas as margens do estuário e estendendo-se até Guarujá e Cubatão.
Museu da Pesca
O Museu de Pesca oferece a seus visitantes uma visão geral dos principais grupos marinhos do Brasil e de várias partes do mundo. Possui o maior acervo de conchas do País, com 21 mil exemplares. Entre elas se destacam duas da espécie gigante Tridacna gigas, natural das Filipinas, sendo que a maior tem um metro de comprimento e pesa 148 Kg.
A visita monitorada apresenta ainda o acervo de animais taxidérmicos. Conta com tartarugas, aves marinhas e um exemplar da maior espécie de tubarão do mundo, o tubarão-baleia. tem também esponjas marinhas, algas, corais, aquários, escafandros, âncoras e canhões antigos e uma loja de souvenir recheada de produtos alusivos ao mar.
Praia José Menino
Fica próxima à divisa com a cidade vizinha de São Vicente. Entre suas atrações o Morro do José Menino, que é procurado pelos praticantes de asa-delta, a Ilha de Urubuqueçaba, que na maré baixa liga-se à praia, podendo-se caminhar até ela e a Plataforma do Emissário Submarino, onde será construído o Museu Pelé.
A praia, frequentada por surfistas conta com calçadão, jardins da orla e agitada vida noturna. Nesta praia surgiu o primeiro hotel da orla marítima e os primeiros trilhos de bondes.
Praia de Pompeia
É um pequeno bairro, localizado entre os canais 1 e 2, em sua orla encontram-se quiosques e pequenas praças, sempre bem frequentada por turistas em temporadas e fins de semana.
Praia Gonzaga – Centro de Santos
Fica entre os Canais 2 e 3 e é o ponto mais badalado da cidade, onde acontece a maioria dos eventos ao ar livre, promovidos pela prefeitura e rádios da região. Na Praça das Bandeiras tem o Posto de Informações Turísticas e o ponto final da Linha de Ônibus Conheça Santos.
Praia do Boqueirão
É uma das praias mais conhecidas e beneficiadas pelo programa de despoluição da orla santista. A praia está localizada na região entre o Canal 3 e 4 e é um dos pontos de encontro da cidade. Conta com conjunto arquitetônico modernista tombado pelo Patrimônio Histórico. Aos sábados à tarde apresenta Feira de Artesanato.
Praia do Embaré
Localizada na região central da orla de Santos, entre os canais 4 e 5, a praia é muito procurada por jovens e surfistas e conta com vida intensa. O local abrigou, em 1875, a Capela Santo Antônio, atual Basílica de Santo Antônio do Embaré.
Praia de Aparecida
Localizada entre os canais 5 e 6, a praia de Aparecida reúne, em 1 km de extensão, várias opções de comércio e lazer. O bairro nasceu a partir do desenvolvimento do local em torno da Igreja Nossa Senhora Aparecida.
Ponta da Praia
Localizada junto à entrada do estuário do Porto de Santos, a Ponte dos Práticos é ponto de partida para passeios pela baía, Laje de Santos e a Travessia Santos-Guarujá, pelo Ferry Boat.
A Ponta da Praia tem como atração o Aquário Municipal de Santos, um dos pontos mais visitados da cidade, além de ser ótimo local para admirar o movimento dos navios que entram e saem do porto.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras