A Petrobras anunciou, na noite de ontem (18), reajuste nos preços da gasolina e do óleo diesel. Os novos valores passam a valer hoje nas vendas de refinaria para distribuidoras.
O litro da gasolina foi reajustado em 3,5% e o do diesel, em 4,2%. Para o consumidor final, porém, sobre esses valores, serão acrescidos encargos tributários e trabalhistas e as margens de lucro dos postos de combustíveis.
Na última segunda-feira (16), a Petrobras divulgou nota sobre bombardeio de refinarias na Arábia Saudita, responsável pela produção de 5% do petróleo mundial, o que gerou uma imediata elevação dos preços dos combustíveis no mundo. A estatal informou, na ocasião, que continuaria monitorando os preços do petróleo e não faria um reajuste de forma imediata.
O último reajuste da gasolina no Brasil havia sido em 5 de setembro e o do diesel, em 13 de setembro. Em sua página na internet, a Petrobrás explica como funcionam o mecanismo e as decisões de formação de preços dos combustíveis por ela vendidos.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras