A Polícia Federal faz, desde as primeira horas da manhã desta terça-feira (16), a Operação Lume para cumprir 21 mandados de busca e apreensão contra bolsonaristas envolvidos em atos antidemocráticos no país. Os mandados estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina e no Distrito Federal.
Dentre os alvos, estão:
. Daniel Silveira: deputado federal pelo PSL-RJ (foto)
. Allan dos Santos: blogueiro, fundador do site Terça Livre
. Luís Felipe Belmonte: empresário e advogado, principal operador político do Aliança pelo Brasil
. Sérgio Lima: publicitário e marqueteiro do Aliança pelo Brasil
O pedido para a operação foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os mandados estão sendo cumpridos em endereços residenciais e comerciais dos investigados.
“Foram reunidos indícios de envolvimento com a realização de manifestações nas quais foram reclamadas medidas como o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF)”, destacou a PGR.
A investigação apura a origem de recursos e a estrutura de financiamento e organização desses grupos, que vem praticando diversos atos contra a democracia nos últimos meses.
“Uma linha de apuração é que os investigados teriam agido articuladamente com agentes públicos que detêm prerrogativa de foro no STF para financiar e promover atos que se enquadram em práticas tipificadas como crime pela Lei de Segurança Nacional (7.170/1983)”, a PGR acrescentou.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras