A Ponte Rio Negro, que liga a cidade de Manaus ao município de Iranduba, foi inaugurada no dia 24 de outubro de 2011, data do aniversário de 342 anos da capital amazonense. A linda ponte, que é uma das atrações turísticas da cidade, começou a ser construída em novembro de 2007 pelo Governo do Estado do Amazonas.
O monumento oferece uma belíssima visão panorâmica do rio Negro, o maior rio de águas negras do mundo. Antes da construção da ponte, a travessia do Rio Negro pela população da região metropolitana de Manaus era feita por meio de balsa e cada trajeto demorava de 30 a 40 minutos. Com a ponte, o percurso passou a ser feito em apenas 5 minutos.
A ponte possui 3.595 metros de extensão, apoio central com 162 metros de altura e vão central de 55 metros de altura, para possibilitar a passagem de navios de grande porte. Na execução das estacas de fundação foram realizadas escavações em grandes profundidades – até 60 metros abaixo do leito do rio – em solos com composição diferentes a cada trecho.
Por meio de um Decreto Estadual, a ponte passou a se chamar Jornalista Phellippe Daou. O reconhecimento veio através da atuação do jornalista na divulgação dos interesses da Amazônia.
Reportagem: Willian DÂngelo