A equipe de reportagem do Portal Amazônia sem Fronteiras esteve no charmoso vilarejo de Trancoso, localizado no sul da Bahia. Nossa equipe saiu de avião de Manaus para Porto Seguro, e de lá foi de carro até Trancoso.
O local ficou conhecido nacionalmente por ter se tornado um verdadeiro refúgio de quem deseja desacelerar da rotina corrida das cidades grandes. Ou seja, esse é um daqueles destinos para o verão para quem quer reunir a família e ter momentos para conversar e desfrutar da companhia do outro — e é fácil entender o porquê.
A praça central da vila, que é chamada de Quadrado, mostra bem como é o clima da área. São casinhas pequenas, coloridas e com um estilo arquitetônico que remete ao colonial, uma única igreja para os poucos moradores e ruas sem asfalto algum. Ao contrário, só há pedras e gramas.
Para completar, basta caminhar um pouco com os pés na areia para chegar ao litoral e desfrutar de praias mais isoladas, com grandes falésias e águas calmas durante a maior parte do ano. Alguns exemplos são as praias dos Nativos, do Rio Verde, dos Coqueiros, da Barra e a de Itapororoca.
Como chegar
A forma mais prática é você e sua família viajarem para Porto Seguro, que é a cidade com aeroporto mais próxima de Trancoso, e de lá terminarem o percurso de carro, traslado ou ônibus (aproximadamente 76 km).
Quer descansar? O destino é Trancoso!
Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)