O primeiro núcleo habitacional do Brasil fica em Porto Seguro, na Bahia, e se concentra na área também denominada Centro Histórico. Instalado no topo de uma falésia desbruçada sobre a orla, o espaço abriga imponentes prédios-destaques para o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal por Gonçalo Coelho em 1503, como a Igreja de Nossa Senhora da Pena (padroeira da cidade) com torre em louça de Macau, e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro.
Antes de escolher a sua praia em Porto Seguro, é preciso saber se é a opção é voltada para sossego ou agito. Para curtir praias tranquilas, a dica é seguir em direção a Santa Cruz Cabrália, onde estão as praias menos badaladas da região. É por lá que ficam Mutá (dez quilômetros do centro de Porto Seguro) e Coroa Vermelha (14 quilômetros), já em Santa Cruz Cabrália, com bonitos recortes, águas claras e faixas de areia.
Já para quem busca agitação, o destino é Taperapua, a sete quilômetros do centro. A mais procurada praia de Porto Seguro é o destino perfeito para quem quer curtir a agitação da cidade à luz do dia. Passeios de banana-boat acontecem diariamente.
PRAIA DO ESPELHO
A exuberância natural da Praia do Espelho é o que mais atrai turistas com suas falésias avermelhadas, além de suas maravilhosas piscinas naturais, é claro, um grande atrativo.
O nome da praia refere-se ao mar calmo que reflete o sol durante o dia e a lua durante as noites, um quadro raramente visto com tamanha perfeição, mas que é comum neste lugar.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras