Praia da Joaquina (SC): Para os amantes de surf

Praia da Joaquina é uma praia oceânica da cidade brasileira de Florianópolis, ao leste da ilha de Santa Catarina, ao sul do Brasil. O ponto procurado por surfistas, já foi sede de alguns campeonatos mundiais de surfe. A denominação da praia é recente, aparecendo pela primeira vez em mapas a partir de 1975. Até então, era chamada de Praia do Campeche.

A Praia da Joaquina pertence ao Distrito da Lagoa da Conceição e fica distante a 15 km do Centro da Cidade de Florianópolis na direção nordeste. Possui 3.000 metros de extensão e sua largura varia de 8 a 70 metros, tendo seus limites entre a Ponta do Retiro e Praia do Campeche. Ao redor de toda a praia está localizado o Parque Natural Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição, uma importante área protegida da cidade.

Com areias claras e finas, a Joaquina é uma praia intermediária, com relevo de fundo do mar bastante variável, com bancos e cavas, onde se formam buracos. Os banhistas devem ter atenção e escolher os locais mais seguros para mergulhar.

Desde a década de 70, ela é uma atração para os surfistas, pois tem ondas fortes e longas. Por isso, é cenário de grandes competições nacionais e internacionais.

O local dispõe de boa infraestrutura de bares, restaurantes e chuveiros. O visual também é apreciado por quem curte vôlei de praia, futebol e sandboard.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -