O Prefeito David Almeida (Avante) abriu os trabalhos da legislatura para o ano de 2021 na Câmara Municipal de Manaus na manhã desta segunda-feira (8). Na ocasião, o prefeito falou sobre o pico de mortes na pandemia, auxílio para 40 mil famílias e arrecadação municipal.
“Estamos na quarta semana de pico de mortes acima do auge das mortes do ano passado. Mesmo assim, nenhum cidadão de Manaus foi enterrado em vala comum e não faltou atendimento nas nossas unidades básicas de saúde do município ”, disse o prefeito.
David Almeida falou ainda que a arrecadação do município está 100 milhões menor que 2020. Mas apontou avanços importantes como o aumento no teto SUS que foi dobrado junto ao Ministério da Saúde.
Na solenidade, o Prefeito anunciou o pagamento em um ano de 96 milhões para 40 mil famílias com o “Auxílio Manauara “. “Serão parcelas de 200 reais no maior programa de transferência de renda desta cidade” disse o prefeito. Segundo Almeida, houve um problema com o correspondente bancário e o lançamento do programa que seria hoje foi transferido para a próxima quarta-feira.
Almeida também ressaltou irá levar ao parlamento municipal diversas reformas consideradas prioritárias para a cidade. Ele citou a questão do armamento da Guarda Municipal, uma das três do país que não utiliza atualmente arma de fogo no combate à violência.
O Prefeito pediu ainda a união aos vereadores no sentido de conseguir fazer a capital amazonense voltar à normalidade. “Poderes harmônicos, não antagônicos, poderes que se unem para ajudar sua população. Vamos sair desta crise muito machucados, mas espero que possamos sair dela mais sábios e solidários uns com os outros, para Manaus se tornar uma cidade mais justa e mais prospera” disse Almeida.
David Almeida agradeceu ao Governo Federal a contratação de 108 médicos por meio do Ministério da Saúde e falou da questão da vacinação na capital. O prefeito explicou que não houve vacina no domingo porque acabaram as vacinas e agora estão chegando novamente.
“A capital que tem o maior percentual em vacinação. Até sábado já teremos vacinados todos os profissionais de saúde e idosos com mais de 70 anos. Problemas temos sim, mas iremos corrigi-los. Até o mês de março, chegando as vacinas, vamos imunizar toda a população com mais de 60 anos, quando a vacina chegar”, ressaltou.
O discurso de abertura dos trabalhos legislativos de 2021, terminou com o agradecimento a todos os servidores da Prefeitura de Manaus. E um pedido para que todos se empenhem na vacinação.
“A vacina é a única forma de voltarmos ao normal. Ainda não será em 2021. Queremos uma Manaus em que o povo se orgulhe da nossa cidade. Que não se desperdicem recursos públicos porque eles estão escassos. Estamos fazendo mais com menos. Buscando a excelência”, finalizou o prefeito de Manaus.
Depois de David Almeida, o Presidente da casa parlamentar, David Reis (Avante) também fez um breve discurso de encerramento. “Saia tranquilo prefeito, que a CMM está e continuará irmanada com a Prefeitura. É muito latente o compromisso desta casa com a resolução dos problemas da cidade de Manaus” disse o presidente da Câmara.
A cerimônia de abertura dos trabalhos da CMM foi hibrida, contando com a participação de autoridades de forma presencial e on line, por meio de transmissão em vídeo.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras