Prefeitura de Manaus abriu inscrições para curso sobre uso medicinal de plantas

Imagem: Divulgação
- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Manaus (PMM) realiza nos próximos dias 27 e 28 de setembro, pela manhã, no Parque Municipal do Mindu, um minicurso sobre Noções Básicas sobre o Uso Medicinal de Plantas. O evento faz parte do trabalho de Educação Ambiental realizado pela PMM.

O objetivo do curso é repassar ensinamentos sobre técnicas de cultivo e da forma como as plantas podem ser utilizadas com finalidade terapêutica auxiliar. Os interessados podem se inscrever, de forma gratuita, pelos telefones 3236-7330 e 3236-8013, no horário comercial. As aulas acontecerão das 8h às 12h.

O Portal Amazônia sem Fronteiras selecionou 12 plantas medicinais para cultivar em jardim, pois têm a capacidade de sintetizar uma grande variedade de compostos químicos que são utilizados para desempenhar funções biológicas.

  1. Erva-cidreira. Também chamado de melissa, esta planta é útil no tratamento de problemas digestivos, sono problemas, ansiedade, nervosismo, frio feridas, etc. Além disso, a erva-cidreira pode ser usado em sucos, chá e doces, dando um aroma refrescante e sabor.
  2. Manjericão. O manjericão é uma planta muito aromática amplamente utilizado na cozinha, em saladas, molhos, pizzas, sopas e até mesmo sucos. Em adição ao seu sabor delicioso, esta erva ajuda em problemas gastrointestinais, tais como a dispepsia, flatulência, mau hálito e mesmo a tosse. Os seus efeitos são também benéficos em casos de bronquite e úlceras.
  3. Orégano. Outra planta amplamente utilizada em molhos, pizzas, carnes e saladas, o orégano tem efeitos anti-séptico, digestivo e expectorante e é útil no tratamento de constipações, tosse, bronquite e problemas digestivos, como dispepsia.
  4. Thyme. Esta erva aromática vai muito bem com molhos, frango sobre a pizza e até mesmo chás. É também um excelente fluidificante e expectorante e é útil no tratamento de tosse, bronquite, congestão nasal, sinusite e gripe.12 plantas medicinais que podem ser cultivadas em seu jardim
  5. Rosemary. O alecrim também é amplamente utilizado na culinária em molhos, sopas, caldos e carnes. Seu óleo essencial é rico em antioxidantes, que também têm anti-reumática, purgante e propriedades diuréticas. Externamente, o óleo essencial de alecrim podem ser usados para a artrite, artrose e reumatismo. Internamente, o alecrim é usado contra a dor de cabeça, tosse, cistite, úlceras e até mesmo contra o Alzheimer.
  6. Mint. Outra planta aromática, a hortelã é usada em chás, sucos, doces, pratos salgados, saladas, molhos quentes e assados. O óleo essencial rico em mentol tem propriedades digestivas e espasmolíticas e é útil em cólicas abdominais, inchaço, colite, mau hálito e do intestino irritável síndrome.
  7. Aloe. Também conhecida como aloe-vera e aloe vera, esta planta é rica em mucilagem, vitamina E e C que são excelentes aliados na saúde da pele. Sua seiva interior é usado para aliviar queimaduras, promover a cura, hidratação da pele, acalmar irritações e psoríase. Suas propriedades anti-sépticas são utilizadas para cortes limpos e feridas abertas, feridas e inflamação. Além disso, o uso interno aloe é laxante.
  8. Boldo-do-chile. Este pequeno arbusto de médio porto é muito utilizado por suas propriedades digestivas e é uma das ervas mais comumente usado para dores de barriga, problemas de digestão, flatulência, espasmos e úlceras. O uso mais comum de Boldo-do-chile está na forma de chá (infusão), mas há também comprimidos, cápsulas e gotas da planta.
  9. Arruda. Esta planta é amplamente conhecida no Brasil. Seu uso é externo (como rue banheira) e atua na melhoria das varizes melhorando a circulação vascular. Uso interno é contra-indicado devido à toxicidade hepática rue.
  10. capim limão. Também chamada de capim-limão, citronela grama santo eo capim-limão pode ser usado em sucos e chás e dá um sabor leve e refrescante preparações. Como uso interno, esta planta é excelente aliada na melhoria de nervosismo e stress. Externamente, o olho essencial é usado como um repelente de mosquitos.
  11. Salsa. Popularmente conhecido como salsa, esta erva aromática é amplamente utilizado na culinária, em pratos, molhos, assados salgados, etc. O que muitas pessoas não sabem é que a salsa é uma planta medicinal com ações contra a cistite, reumatismo, flatulência e melhorar o mau hálito. O uso excessivo de salsa, no entanto, é prejudicial.
  12. Sage. Também é usado em cozinhar em molhos e pratos salgados, o sábio é anti-séptico e anti-inflamatório. Ele pode ser utilizado em casos de tosse, bronquite, rouquidão, dor de garganta e os bucais feridas.Use abusar da utilização de plantas medicinais que também podem ser utilizados na cozinha e cultivadas em vasos pequenos. Além de deixar a sua comida mais saborosa, sua vida terá mais saúde.

 

Redação: Amazônia Sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -