A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), informa que as obras de intervenção estrutural no trecho desnivelado da avenida Mário Ypiranga Monteiro, na zona Centro-Sul, começam na noite desta quinta-feira, 14/11.
A intervenção contará com mais de cem trabalhadores, sendo 80 diretamente da secretaria de Obras e outros 30 para suporte indireto.
“O trabalho começa hoje à noite, com a movimentação de maquinários no local. A determinação do prefeito David Almeida é resolver, de forma definitiva, esse gargalo de desnivelamento. Muitas gestões anteriores fizeram apenas soluções paliativas, mas nossa administração não deixa problemas para serem resolvidos depois. Vamos resolver definitivamente, como fizemos na avenida Djalma Batista, onde enfrentamos um problema similar, por onde também passa o igarapé do Bindá. Aqui também, vamos atuar com mais de 80 trabalhadores da secretaria de Obras, trabalhando 24 horas por dia”, afirmou o secretário de Obras, Renato Júnior.
A intervenção envolve a substituição de duas linhas de drenagem, com a instalação de aduelas mais modernas e eficientes, garantindo maior vazão das águas do Igarapé do Bindá.
Durante a obra, a via será interditada nos dois sentidos, com o apoio do Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU), que orientará os motoristas sobre os desvios. A estimativa é de que as obras sejam concluídas em uma semana, com o objetivo de solucionar os problemas causados pela deterioração dos antigos tubos de ferro, além de melhorar a infraestrutura e a segurança no local.
Trânsito
Os condutores de veículos e passageiros do transporte coletivo devem ficar atentos à interdição da avenida Mário Ypiranga Monteiro, zona Centro-Sul de Manaus, a partir de 20h desta quinta-feira, 14/11, para realização de obras de infraestrutura na via. Será interditado o trecho compreendido entre a descida do viaduto Ayrton Senna e a rotatória do Eldorado, nos dois sentidos da avenida.
“Em relação ao trânsito, teremos alguns desvios. O primeiro, na Torquato Tapajós, na cabeça do viaduto Ayrton Senna, com a entrada do viaduto para a Mário Ypiranga. E, posteriormente, na Mário Ypiranga, estamos fazendo uma intervenção total, desviando todos os veículos para a Djalma Batista. As opções para a população são Constantino Nery e Djalma Batista. O acesso só será permitido para moradores. A todos pedimos atenção, dirigir com cuidado, para evitar qualquer tipo de sinistro e um trânsito transcorrendo da melhor forma possível”, orientou o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda Júnior.
Os veículos oriundos das zonas Oeste e Norte, em direção à avenida Mário Ypiranga Monteiro seguirão na avenida Djalma Batista (sentido bairro/Centro), fazer o retorno na alça com a avenida Darcy Vargas e acessar a rua Jorge Veiga (conjunto Eldorado) e, na rotatória do Eldorado, poderão seguir para o bairro Parque 10 de Novembro ou acessar a avenida Mário Ypiranga Monteiro em direção ao bairro Adrianópolis.
A ação visa solucionar de forma definitiva o problema na via, acarretado pela deterioração dos tubos de ferro instalados sob a avenida.
O acesso será permitido exclusivamente para moradores pelo viaduto Ayrton Senna. Haverá uma abertura temporária no canteiro central da via.
Transporte
Por causa da interdição, itinerários de linhas do transporte público que atendem o local também serão alterados.
As linhas 001, 215, 217, 341, 358, A402, A407, 415, 550,654 – no sentido bairro-Centro – seguirão normal até avenida Djalma Batista, então seguem pela via até a alça de retorno da UEA (próximo à avenida Darcy Vargas), dobram à direita na rua Jorge Veiga e novamente à direita na avenida Mário Ypiranga Monteiro.
Ainda no sentido bairro-Centro, as linhas 128,212, 414 seguem normal até a avenida Torquato Tapajós, depois seguem pela Constantino Nery, Theomário Pinto, Darcy Vargas, Mário Ypiranga Monteiro e, depois, itinerário normal.
No sentido Centro-bairro, as 002,128, 341, 358, 414, 415, 550 seguem pela avenida Mário Ypiranga Monteiro, dobram à esquerda na rua Dona Balbina Cordeiro (conjunto Eldorado), então pegam a avenida Djalma Batista.
Texto – Rayana Coutinho/ Seminf Naira Nascimento/IMMU
Fotos – Phil Limma/Semcom e Márcio Melo/ Seminf