Em 21 de julho de 1914, o selecionado nacional estreou seu futebol no Campo da Rua Guanabara, perante o Exeter City, da Inglaterra. O time Canarinho venceu por 2 a 0, com gols de Osvaldo Gomes e Osman, ainda no primeiro tempo.
A seleção foi organizada pela Federação Brasileira de Sports (FBS), fundada no dia 8 de junho de 1914, que convocou os melhores jogadores do futebol paulista (como o atacante Friednreich, do Ypiranga) e carioca (como o goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, do Fluminense). O Exeter City não integrava a federação inglesa de futebol – a filiação foi só em 1920 – mas antes de enfrentar o time brasileiro fez sete amistosos na Argentina e venceu cinco.
Durante a permanência dos ingleses na capital carioca, aconteceu um fato hilariante. Um português, proprietário de um bar nas proximidades do hotel onde os jogadores do Exeter City encontravam-se hospedados, explorou com muita inteligência a fama dos britânicos. Depois de servir suco de laranja a três jogadores, o esperto português aguardou a saída deles e, em seguida, colocou em leilão as cadeiras, a mesa e os copos por eles utilizados, conseguindo arrecadar uma vultuosa quantia.
Os jogadores ingleses, acostumados a jogar num regime profissional, disputavam os lances com mais apetite, ao passo que os brasileiros, ainda amadores, procuravam jogar mais por exibição e lazer. Mesmo assim, a técnica e a habilidade dos brasileiros surpreenderam os jogadores do Exeter City. Inferiorizados na contagem e sem poder de reação, os jogadores ingleses não pouparam lances de violência. Rubens Salles foi atingido nas costelas; Friedenreich perdeu dois dentes e saiu de campo sangrando muito, mas retornou após receber atendimento. Na metade do segundo tempo, James Lagan e Jack Fort ameaçaram abandonar o campo, mas Jimmy Rigby, capitão da equipe, os fez retornar.
O grande nome da partida foi Rubens Salles, que, mesmo contundido, mostrou seu espírito de liderança e comandou a seleção até o final da partida. Rubens Salles, irmão de Fernão Salles, herói da Revolução Constitucionalista de 1932, morto em combate nas primeiras semanas do conflito, é considerado o primeiro ídolo do futebol brasileiro na primeira metade da década de 1910
No dia 27 de setembro, a seleção brasileira fez seu primeiro jogo oficial contra seleções de outros países, ao bater a Argentina por 1 a 0, em Buenos Aires, gol de Rubens Salles. Como o jogo valia pela recém-criada Copa Roca – um torneio entre brasileiros e argentinos, criado pelo general Julio Roca, ministro das Relações Exteriores portenho – foi também o primeiro título internacional do Brasil.
Coluna Túnel do Tempo / Willian D’Ângelo