Quatro municípios do Amazonas são inseridos no novo Mapa do turismo brasileiro

Quatro municípios do Amazonas estão inseridos no Novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, divulgado recentemente pelo Ministério do Turismo (MTur), no Diário Oficial da União (DOU). Ao todo, 24 cidades amazonenses compõem o novo mapa e foram divididas em sete polos turísticos, sendo o do Alto Rio Negro, do Alto Solimões, Amazônico, do Madeira, do Médio Solimões, Saterê e do Uatumã.

De acordo com a chefe de programas e capacitação da Amazonastur, Kethlenn Porto, os municípios de Anamã, Uarini, Boa Vista do Ramos e Anori, com apoio técnico da Amazonastur, tiveram a oportunidade de ser incluídos no novo Mapa do Turismo Brasileiro, que norteia as ações de investimento do MTur no país. Ele explicou ao Portal Amazônia sem Fronteiras que este ano o órgão ministerial criou dois novos e principais critérios para os municípios se adequarem junto ao Mapa.

Porto explicou que a Amazonastur participa da coordenação estadual do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Mtur, e o Mapa é um instrumento de gestão deste Programa. Segundo ela, a Amazonastur acionou todos os municípios do Mapa de 2017 para se adequarem aos novos critérios, conforme estabelecido na Portaria 192 do Ministério do Turismo.

A inclusão das cidades no Mapa do Turismo Brasileiro, segundo Kethlenn Porto, abre um leque de oportunidades e benefícios para as Prefeituras. Sem a inclusão no Mapa, os municípios não podem compor uma região turística brasileira, tampouco receber aporte de recursos do Ministério do Turismo.

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram incluídas pelo Ministério do Turismo. Conforme o Mtur, em 2019, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações, estabelecidas pelo órgão, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -