Rodrigo Tobias de Sousa Lima, ex-secretário de estado da saúde do Amazonas, foi interrogado na manhã desta última segunda-feira (29) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que investiga gastos do governo durante a Pandemia do Covid-19. A CPI investiga sobre a situação das compras de respiradores hospitalares para atender o hospital de campanha Nilton Lins.
As atividades da CPI estavam suspensas desde o dia 16, quando surgiu a evidência de que a definição dos membros da comissão não atendia a requisitos previstos no regimento interno do poder legislativo do estado. Após ser suspensa, uma nova decisão da Justiça do Amazonas derrubou a liminar e autorizou a retomada dos trabalhos.
Segundo Rodrigo Tobias, ele afirmou ter enfrentado interferência em sua gestão, que questões não tinham sua anuência e o constrangiam como gestor. A CPI continua encontrando várias contradições no processo.
“Comprovamos hoje outras inúmeras contradições na gestão do atual governo durante a pandemia do nosso Estado. Ficou claro que ele discordou de muitas ordens neste período, mas também estamos cientes de que como gestor, terá de responder por cada ato de sua gestão”, disse o presidente da CPI, Delegado Péricles (PSL).
AMAZONAS REGISTRA 244 NOVOS CASOS DE COVID-19
Mais 244 casos do novo Coronavírus (Covid-19) foram diagnosticados, conforme boletim epidemiológico consolidado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) divulgado nesta segunda-feira, totalizando 69.893 casos confirmados no Estado, sendo 27.132 de Manaus (38,82%) e 42.761 do interior do estado (61,18%). Destes, 56.831 pessoas já passaram pelo período de quarentena (14 dias) e se recuperaram da doença, 10.270 passam pelo pelo período de acompanhamento e, encontram-se internados ou em isolamento domiciliar e 2.792 morreram.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras