Roraima: O que fazer em Serra de Tepequém?

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

A Serra de Tepequém está localizada no município de Amajari, distante 210 km de Boa Vista-RR, apresentando diversas atividades ligadas ao ecoturismo. Em período de quarentena, o Portal Amazônia sem Fronteiras apresenta nesta reportagem um local com destino exclusivamente turístico.

Saindo da capital de Roraima, são cerca de 100 quilômetros até a entrada do município de Amajari, indo pela RR-203, que passa por vários povoados até chegar a Serra de Tepequém. Em alguns pontos turísticos é necessário o acompanhamento de um condutor local, que são guias que conhecem a região.

CACHOEIRA DO BARATA

A Cachoeira do Barata é uma das mais bonitas da região, formando uma linda piscina natural. O caminho até chegar a cachoeira é rápido e tranquilo. A água é verdinha e geladíssima, linda demais!

CACHOEIRA DA FUNIL

Foi uma das mais castigadas pelos garimpeiros, ficando bastante modificada por estas ações. O acesso é um pouco complicado e precisa de cuidados.

 

CACHOEIRA DO PAIVA

É a cachoeira de mais fácil acesso da serra, é só seguir a RR 203, passando pela comunidade da Vila do Paiva, percorrendo cerca de três quilômetros em estrada de terra.

Depois de deixar o carro, é preciso caminhar sobre pedras por 500 metros e é altamente recomendado ir com um calçado apropriado, pois as pedras são lisas, ainda mais depois de chuvas.

POÇO ESMERALDA

Para chegar ao Poço Esmeralda, é recomendado a contratação de um condutor local. Embora seja possível chegar por conta próprio, é alta a probabilidade de se perder.

O poço é muito bonito, possuindo um tom verde esmeralda, ótimo para fotos e um bom mergulho.

CACHOEIRA DA VILA DE CABO SOBRAL

Fica localizada na antiga vila de Cabo Sobral, com uma queda tímida, não muito alta. Como a queda d’agua é baixa, o local é tranquilo para banho com crianças.

CACHOEIRA DA LAJE

É uma das mais belas cachoeiras, de um visual surpreendente e encantador!

MUNICÍPIO DE AMAJARI

O município de Amajari está localizado no norte do Estado de Roraima, com limites com a Venezuela a oeste e norte, Pacaraima a leste, Boa Vista a sudeste e Alto Alegre a sul. A cidade deve a sua formação com a união de várias vilas.

Reportagem: Willian D’Ângelo 

- PUBLICIDADE -