A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) está adotando o Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged). O objetivo da medida é aumentar a eficiência, reduzir custos e impulsionar maior transparência.
“A Secretaria de Segurança foi agraciada com o sistema mesmo durante o período da pandemia, e trabalhou na implantação do Siged, que hoje é uma realidade. Realizamos os trâmites dos nossos processos internos totalmente virtuais. No ano que vem, vamos dar suporte para as Polícias Civil e Militar, para também implantar o sistema e facilitar essa comunicação com a Secretaria de Segurança”, disse o chefe do Departamento de Tecnologia da SSP, delegado Bruno Hitotuzi.
Hitotuzi enfatiza que os documentos no Siged terão sua autoria, autenticidade e integridade asseguradas. “Todas as pessoas que utilizam devem ser previamente cadastradas. Existe uma administração rígida nesse sistema contra invasões. Os processos só podem ser movimentados com a devida assinatura digital, para que venham a tramitar dentro da Secretaria, e isso já evita as informações não validadas”, afirma.
O Siged foi desenvolvido e cedido gratuitamente pela Sefaz e será de utilização obrigatória para todos os órgãos e entidades da administração direta, autarquia e fundações, sendo facultativo às empresas estatais.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras