A eliminação do Senegal marca o fim de uma sequência de 32 anos, ou oito Copas seguidas, com países africanos se classificando para a segunda fase da Copa do Mundo. Egito, Marrocos, Nigéria e Tunísia já haviam deixado a competição. A última vez que nenhum representante do continente não passou da primeira fase foi em 1982, na Copa da Espanha.
A decisão da vaga entre Japão e Senegal só aconteceu através do critério de desempate dos cartões amarelos. Empatados em pontos, vitórias, saldo de gols, gols marcados e no confronto direto, foi preciso contar quantos cartões amarelos cada equipe recebeu durante o mundial.
BÉLGICA VENCE INGLATERRA POR 1 A 0 E PEGA O JAPÃO NAS OITAVAS
Bélgica e Inglaterra foram a campo na última rodada da fase de grupos com seus times reservas. O fato de estarem classificados e a precaução diante da possibilidade de ausência de jogadores nas próximas fases pesou na escolha dos treinadores. O gol da partida foi marcado por Adnam Januzaj, ex-jogador do Manchester United e atualmente na Real Sociedad. Com a vitória, a Bélgica termina a primeira fase com a melhor campanha no geral e enfrenta o Japão nas oitavas de final.
A Inglaterra enfrentará a Colômbia nas oitavas de final.
TUNÍSIA VENCE PANAMÁ DE VIRADA
No confronto entre os dois eliminados do Grupo G, deu Tunísia. A seleção africana jogou melhor que o Panamá e venceu por 2 a 1, de virada, em Saransk. Os gols foram marcados por Khazri e Ben Youssef do tunisiano, e Meriah contra, que desviou chute de Rodriguez.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras