Com o início do mês, iniciou também a Campanha Setembro Amarelo em todo o Brasil. Em Manaus, o mês dedicado à prevenção foi sancionado pelo prefeito Arthur Neto no último dia 10 de maio. O Projeto de Lei é de autoria do vereador Elissandro Bessa (Solidariedade/AM), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município o Mês de Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida.
Segundo Bessa, será lançado o Guia Prático de orientação e Prevenção ao Suicídio, onde serão abordadas maneiras de ajudar quem está passando por depressão e ansiedade, ou com tendência ao suicídio, bem como servir de autoajuda para quem está passando por essa doença.
“Na cartilha o leitor será orientado com palavras de incentivo, ideias de atividades e atos motivacionais, a ideia é fazer com que ele se sinta acolhido e amado”, contou.
Setembro é o mês em que é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, sendo o dia 10 desse mês o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Essa campanha, conhecida como “Setembro Amarelo”, foi criada no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras