Startup amazonense cria sistema de compras de passagens e fretes online para viagens de barco pelo Amazonas. Desde o mês de março deste ano, a empresa Navegam vem operando no Porto da Manaus Moderna, exclusivamente com a aplicação voltada para uma solução de gerenciamento das embarcações e dos agentes envolvidos, como, por exemplo, donos de embarcações, vendedores e agências de passagens.
A forma tradicional de comprar passagens para viajar para o interior do Amazonas feita hoje por meio de um recibo preenchido à mão por um vendedor está com os dias contados. A partir do próximo mês, entra em operação o novo sistema de compras de passagens on-line e também do serviço de frete por meio de e-commerce que será lançado pela startup amazonense Navegam.
Na primeira etapa, que começou no mês de março deste ano, os vendedores das agências de viagens fazem a emissão dos bilhetes por meio de maquinetas do tipo POS (Point of Sale – ponto de venda, sigla em inglês), que substituíram os antigos recibos manuais. No entanto, o sistema ainda funciona apenas presencialmente no Porto da Manaus Moderna, no Centro da capital manauara.
O transporte hidroviário é o principal meio de locomoção para conectar os municípios do Amazonas e do norte do país. O novo sistema atenderá a demanda do cliente que precisa viajar, dando mais comodidade e economia.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras