Tepequém ganha ponte de acesso à cachoeira do Paiva

Uma das mais belas regiões do Roraima tem investimentos intensificados pelo Governo do Estado para se consolidar como um grande pólo turístico do Estado. Nesta semana, a governadora Suely Campos inaugurou uma ponte de 20 metros, sobre o igarapé do Jacu, que dá acesso à cachoeira do Paiva, cartão postal da Serra do Tepequém.

Reivindicação antiga da população, a ponte faz parte de um projeto estruturante para a região, que ainda contempla a construção de um Pórtico de Entrada e do Mirante do Paiva, que vão dar um grande impulso ao turismo no local.

“Aqui no Tepequém, o turismo é muito forte e estamos envidando todos os esforços para dar a infraestrutura necessária, para que essa atividade econômica se torne ainda mais viável, com responsabilidade ambiental. Hoje, estamos inaugurando essa ponte que dá acesso à cachoeira do Paiva e também ao nosso Mirante, que já está empenhado no Ministério do Turismo, que vai ser um atrativo a mais para que os turistas virem para a serra”, destacou a governadora Suely Campos.

Destino Turístico

O Tepequém é o segundo destino mais procurado do Estado, perdendo apenas para o Monte Roraima. Em alta temporada como natal, réveillon, semana santa, carnaval, o local chega a receber em torno de 6 mil visitantes, a maioria do Amazonas.

Atualmente o local conta com 18 pousadas estruturadas para receber o público, destas 12 são cadastradas junto ao Detur (Departamento Estadual de Turismo). Algumas já possuem restaurante e área de camping para os turistas que preferem acampar.

Cerca de 50 condutores locais treinados ajudam os turistas com prestação de informações. Cresceu bastante o número de moradores envolvidos na atividade: em torno de 280 pessoas que vivem da renda do turismo.

Apoio ao turismo

A construção da ponte, de acordo com lideranças da região, vai garantir mais segurança e facilidade de acesso aos turistas que visitam a cachoeira do Paiva.

“É muito gratificante poder inaugurar uma ponte que é de grande importância para a região. O município precisa desse suporte do Estado e, não podemos medir esforços para o bem comum da população. A governadora Suely Campos tem atendido as nossas reivindicações”, afirmou a prefeita do Amajari, Vera Lúcia.

“Eu quero agradecer em nome da comunidade e dos empreendedores do Tepequém, porque essa ponte é muito importante para todos. Muita gente chegou a dizer que isso nunca iria acontecer, mas, eu acreditei na palavra da governadora. E, para aqueles que não acreditavam, ta aí a nossa ponte”, comemorou o administrador da Vila do Paiva, José Ubiratan Duarte, o Bira.

Para o vereador Tiago Saraiva, presidente da Câmara Municipal de Amajari, que é natural da região, é um sonho realizado. “Para muitos, isso é apenas uma ponte, mas ela é muito importante para os moradores, para o turismo e para a economia da região. Tantas vezes, o nosso amigo Bira, administrador da vila, junto com os moradores passavam a noite carregando areia num carrinho de mão, para poder dar passagem para os turistas irem para a cachoeira e hoje, ta aí a nossa ponte uma realidade. Foi um pedido que fizemos à governadora Suely Campos e ela atendeu prontamente, bem como várias outras reivindicações que já foram atendidas”, contou.

 

Reportagem: Redação Amazônia Sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -