No aulão será abordará apenas um dos componentes, a matemática, por conta da dificuldade dos alunos no aprendizado da disciplina.
O aulão com o tema “O estudo das probabilidades” é uma alternativa a mais para o aluno que busca uma boa pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O aulão será ministrado neste sábado, 13, pelo coordenador do projeto e professor de matemática, Aldemir Malveira. Diferente das edições anteriores, neste ano, a transmissão acontece, além do Centro de Mídias do Estado, para todo o interior, como também em tempo real pelo Facebook (www.facebook.com/centrodemidias) e no canal no YouTube (www.youtube.com/channel/UCKhvXLpZ-uwl-OlyJRbG8jA/featured).
Conforme Malveira, outra novidade neste ano é que cada atividade do minicurso e seus conteúdos são preparados pelos próprios professores organizadores, como curtas, desenhos e trechos de filme, que servirão para ajudar na melhor compreensão das aulas, além de despertar o interesse dos alunos. As transmissões ao vivo via internet e satélite contará com a presença de uma interprete de libras, para alunos com deficiência auditiva.
“O material será confeccionado por nós mesmos. Temos: trechos de filmes e desenhos, para reforçar a visão e o interesse dos alunos. A matemática não é dissociada, ela vem do nosso dia a dia”, disse o coordenador Aldemir Malveira. Os curtas não passam de quatro minutos e têm o intuito de dar um introdução nas aulas.
Neste sábado, o aulão abordará apenas um dos componentes, a matemática, por conta da dificuldade dos alunos no aprendizado da disciplina. A aula será de acordo com as questões de edições anteriores do Enem. “A aula é diferente, pois é exatamente baseada na matriz de referência do Enem”, frisou o coordenador.
A expectativa é que, neste ano, a participação de alunos presenciais supere a de 2016 durante as aulas do programa, que foi de 3,5 mil alunos. Quanto à novidade da transmissão pelas redes sociais, pelo menos 14 mil internautas devem assistir as aulas pelo Facebook do Cemeam, sem contar com as outras redes.
Mais novidades – As disciplinas de Língua Inglesa e Língua Espanhola terão mais horas de estudo no aulão e serão implementadas também subdivisões em todas as disciplinas. A Biologia, por exemplo, terá biologia molecular, celular, entre outras do segmento.