O terremoto que provocou o desabamento de vários prédios na Turquia e Grécia deixou pelo menos 19 pessoas mortas e cerca de 500 feridos, informou o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) e a imprensa local. A magnitude do terremoto foi 7 na escala Richter.
Em Bayrakli, na província turca de Esmirna, equipes de resgate, com cães farejadores, lutavam para tentar alcançar as vítimas e possíveis sobreviventes em meio a uma série de vigas retorcidas e grandes pedaços de concreto, os restos de um prédio de sete andares, segundo imagens transmitidas na emissora pública turca, a TRT.
A Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) turca confirmou 19 mortos e 475 feridos. Segundo o governador de Esmirna, cerca de 70 pessoas foram resgatadas nos escombros.
Na Grécia, a ilha de Samos, no arquipélago do Dodecaneso, foi a área mais afetada: dois jovens morreram em decorrência da queda de um muro e nove pessoas ficaram feridas, informou o canal público ERT.
“Foi um caos, nunca passamos por isso. Até agora não temos vítimas. Alguns edifícios foram danificados, principalmente uma igreja”, localizada no porto de Karlovassi, informou Giorgos Dionysiou, o vice-prefeito de Samos.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras