A líder do Governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputada Joana Darc (PL), disse em uma rede social que o Governo do Estado liberará as viagens intermunicipais de transporte fluvial a partir do próximo dia 16. Segundo a informação, a decisão foi tomada na manhã desta sexta-feira (10), durante reunião entre representantes do transporte fluvial e Comitê de Combate a Covid-19.
A suspensão do transporte fluvial de passageiros aconteceu em março deste ano, pelo Decreto Estadual nº 42.087/2020. Uma pesquisa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), realizada pelo subcomitê de combate à Covid-19 da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), estima que pelo menos 1.200 vidas foram salvas e 123 mil pessoas deixaram de ser infectadas pelo novo coronavírus no Amazonas, por conta da suspensão.
CASOS NO AMAZONAS
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) confirmou na última quinta-feira (9) mais 1.236 casos da doença no estado do Amazonas. Ainda segundo o boletim, foram confirmados mais 18 óbitos pela doença, dos quais quatro ocorridos em 24 horas.
A equipe de reportagem do Portal Amazônia sem Fronteiras esteve na manhã desta sexta-feira (10), em algumas unidades de saúde e maternidades dos bairros Nova Esperança e Alvorada, na zona Oeste de Manaus, onde foram registrados novos casos da doença. Nos dois bairros, muitas pessoas estavam sem máscaras nas ruas.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras