Ampliar horizontes de artistas periféricos e formar novos empreendedores é o objetivo da trilha educacional “Do Zero ao Empreendedorismo Cultura”, que chega ao fim nesta quinta-feira, dia 31 de outubro. A iniciativa, oferecida pela Associação Intercultural de Hip Hop Urbanos da Amazônia (AIHHUAM), em parceria com o Instituto Localiza, capacitou mais de 300 pessoas ao longo de três meses intensivos. A cerimônia de encerramento será realizada a partir das 19h no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, s/n, bairro Centro – Zona Sul de Manaus.
Lançado em agosto, o projeto alcançou artistas, empreendedores, agentes culturais e outros profissionais interessados em transformar a cultura em fonte de renda e impacto social, principalmente da periferia de Manaus.
A trilha educacional foi estruturada em seis módulos: Desenvolvimento Pessoal; Marketing Cultural e Comunicação; Formalização e Educação Financeira; Elaboração e Gestão de Projetos Culturais; Captação de Recursos e Financiamento; e Fundamentos da Gestão Cultural. Todos os cursos dispuseram de emissão de certificado para alunos com no mínimo 70% de presença e encontros híbridos (presencial e remoto).
O evento de encerramento também marca a conclusão do último módulo, “Fundamentos da Gestão Cultural”. A cerimônia reunirá mais de 30 formados e a programação contará com sarau literário, apresentações artísticas, entrega de brindes e graduação formal dos participantes.
“Foi emocionante ver a evolução de cada participante e a transformação que a trilha proporcionou, mesmo para aqueles que não se identificavam como artistas ou empreendedores no início. Ao final, muitos enxergaram novas possibilidades de atuação e crescimento dentro do universo cultural e empresarial,” ressalta Adriele Albuquerque, representante da AIHHUAM.
“Esse tipo de transformação fortalece o ecossistema artístico e periférico de Manaus, promovendo tanto inovação quanto inclusão”, finaliza Albuquerque.
Sobre a AIHHUAM
A Associação Intercultural de Hip Hop Urbanos da Amazônia (AIHHUAM) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, temos como pautas prioritárias, a cultura, educação, amazônia urbana, justiça climática e o Artivismo. Atuamos principalmente na capacitação de artistas e no fortalecimento de bases comunitárias, fortalecendo pessoas e movimentos que transformam seus territórios e suas realidades.
Fonte: UP Comunicação
Foto: Divulgação UP Comunicação