As cidades coloniais de Minas Gerais fazem parte das viagens incríveis no Brasil que você deve fazer. São muitos destinos como: Sabará, Mariana, Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina, São João Del Rei e diversas outras opções. No entanto, como grande parte das cidades se encontram distantes uma das outras, por que você não seleciona algumas e experimenta uma road trip?
Nesta reportagem, o Portal Amazônia sem Fronteiras traz um pouco sobre o município de São João Del Rei, localizado no sudeste do estado de Minas Gerais. Ela é uma das que mais se desenvolveu economicamente, com trânsito e comércio movimentado.
Arquitetura barroca que remete ao estilo colonial da época da exploração do ouro no estado, no século XVIII, São João del Rei é uma cidade que exala arte, cultura e história.
Situada em uma região predominantemente montanhosa, a do Campos das Vertentes, o município fica a 185 km da capital mineira.
A cidade conserva bela parte do seu patrimônio, como a igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Nossa Senhora do Pilar. O moderno Memorial Tancredo Neves tem recursos digitais que contam a história do ex-presidente e de Minas Gerais.
COMIDA TÍPICA
Cada receita aqui tem sabor de história: algumas remontam à escravidão, outras ao Ciclo do Ouro, tudo temperado com influências indígenas, portuguesas e africanas. O feijão-tropeiro (feijão cozido, farinha de mandioca e linguiça) era a alimentação básica dos trabalhadores que transportavam mercadorias em lombo de burro. A galinha caipira com quiabo e angu (fubá e água), herança indígena, era usada para alimentar escravos. A lista de delícias é longa: tutu de feijão, frango ao molho pardo (com sangue da ave), frango com ora-pro-nóbis (folha de uma trepadeira típica) e frango com quiabo (em geral, refogado em banha de porco). Os acompanhamentos clássicos são torresmo, couve e angu. Ideal para os dias frios, o bambá de couve é feito com caldo de carne engrossado com fubá, couve, ovos e linguiça. Os doces caseiros (de leite, goiaba, abóbora ou mamão) costumam fazer par com o queijo branco.
COMO CHEGAR
Saindo de Belo Horizonte pela BR-040. Após Congonhas, vire à direita na BR-383 e siga para São João del Rei. Para quem for viajar de ônibus, a viação Sandra tem saídas diárias.
Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)