Um potencial turístico chamado ‘Serra da Valéria’

Esta reportagem do Portal Amazônia sem Fronteiras traz uma bela paisagem serrana nos arredores de Parintins-AM, uma rara beleza no meio da planície amazônica. O levantamento do potencial turístico do primeiro destino dos turistas de cruzeiros no Amazonas, a Serra de Parintins (a 396 quilômetros de Manaus), mais conhecida como Serra da Valéria, foi realizado por técnicos da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), em parceria com o Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam) e Prefeitura de Parintins no último mês de agosto.

Situado à margem do rio Amazonas, na fronteira do Pará com o estado amazonense, o lugar reúne quatro comunidades ribeirinhas: São Paulo, Betel, Bete Semes e Santa Rita da Valéria.

Marcado pela exuberância da fauna e flora, atrai milhares de turistas estrangeiros anualmente, pela ancestralidade dos povos indígenas presente nos artefatos arqueológicos encontrados na região. A serra, que chega a medir 152 metros de altura, proporciona uma visão inesquecível ao visitante que se aventura em subi-la.

Dificuldades

Os técnicos da Amazonastur e do Cetam colheram informações sobre as dificuldades relacionadas ao turismo e quais os anseios dos ribeirinhos. Projetos serão formatados para que sejam executados em articulação com órgãos parceiros que capacitarão os moradores das áreas de turismo, idiomas, educação ambiental, primeiros-socorros, entre outros.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -