O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Josué Neto, anunciou nesta quinta-feira (30), que dará encaminhamento ao pedido de impeachment do governador Wilson Lima, e de seu vice, Carlos Almeida. O pedido foi assinado pelo presidente do Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), Mário Viana, que afirmou que o governador e o vice cometeram crimes de responsabilidade porque, segundo a entidade, “a probidade administrativa foi completamente quebrada no momento em que estes foram contra o princípio da economia das verbas públicas, com esvaziamento desenfreado e inconsequente dos cofres públicos do Amazonas”.
A partir da admissão, será formada uma comissão para avaliar a denúncia do Simeam e a comissão deve elaborar um relatório final pela admissibilidade ou não do impeachment. Para que seja aprovado o afastamento do governador e vice, é necessário o voto de 16 deputados estaduais da ALE.
Além do pedido de impeachment assinado pelo presidente do Simeam, há mais três registrados na Aleam. A decisão foi anunciada durante encerramento de sessão virtual desta quinta-feira.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras