Vacinação para imunizar idosos contra a Covid-19 em Manaus, inicia nesta sexta-feira

Foto: Divulgação
- PUBLICIDADE -

A vacinação para imunizar idosos contra a Covid-19 em Manaus, se inicia nesta sexta-feira (29/01), começando pelo grupo com mais de 80 anos de idade. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em live nesta quinta-feira (28), definiu para a campanha que o atendimento será feito em postos fixos de vacinação aderindo da modalidade ‘drive-thru’, com a finalidade de evitar a formação de filas, aglomerações e riscos à saúde dos idosos.

“É muito importante que as pessoas desse público-alvo observem com atenção as orientações, para evitar que se dirijam aos locais de vacinação sem estar elencadas nos grupos de cada dia. Temos vacina para a totalidade dos idosos acima de 75 anos e a imunização vai ocorrer de modo ágil e seguro, conforme orientação do prefeito David Almeida”, explica a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe.

Para esta etapa da imunização, foi destinado um total de 50.398 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, que será aplicado em duas doses, com intervalo entre 8 e 12 semanas. O número é suficiente para cobrir 100% dos idosos com 80 anos e mais, 100% dos idosos com idade entre 75 e 79 anos, e 37% dos idosos entre 70 e 74 anos de idade, no município.

Como, para este último grupo (70-74 anos), o número de doses foi limitado pelo Ministério da Saúde, o critério para vacinação será o da condição física dos usuários. Neste primeiro momento, os idosos entre 70 e 74 anos que poderão receber a vacina serão os acamados, os portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (insulina dependente) e os que têm obesidade (IMC >40), além dos transplantados e imunossuprimidos. Nestes casos, os idosos precisam apresentar laudo, receituário, atestado médico ou outro documento que ateste a sua condição.

Calendário

O cronograma utilizado para a oferta das doses é baseado na idade e no mês de nascimento dos idosos. A primeira semana de vacinação, entre os dias 29/1 e 3/2, é voltada para a população com 80 anos e mais. Na segunda semana, entre 4/2 e 9/2, serão contemplados os idosos entre 75 e 79 anos de idade. Na terceira semana (de 10/2 a 15/2), será a vez do público entre 70 e 74 anos.

Conforme essa programação, os idosos contemplados no público-alvo poderão buscar a dose no dia correspondente ao seu mês de nascimento. Na primeira semana, ou seja, nesta sexta-feira será a vez dos nascidos em janeiro e fevereiro (29/01); os nascidos entre março e abril, no sábado (30/01); entre maio e junho, no domingo (31/1); os nascidos em julho e agosto, na segunda-feira (1/2); os nascidos entre setembro e outubro, na terça (2/2); e os nascidos entre novembro e dezembro, na quarta-feira (3/2).

Locais

PÁTIO DO DETRAN – Zona Norte

UNIP – Zona Centro Sul

SESC – Zona Oeste

SESI Clube do Trabalhador –  Zona Leste

Shopping Phelipe Daou – Zonas Norte e Leste

Cadastro

Para se assegurar e obter sucesso na organização e na vacinação, a Semsa irá abrir o agendamento on-line dos idosos, por meio do Sistema Municipal de Vacinação (SMV Covid-19), criado pela equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação, que está sendo ajustada para este objetivo. Porém, esse procedimento não é obrigatório, ou seja, os idosos que não tiverem sido pré-cadastrados serão vacinados normalmente. Todos devem apresentar, obrigatoriamente, documento de identificação com foto e CPF nos postos de vacinação.

Acamados

No caso dos idosos acamados, eles receberão a imunização em casa. A vacinação desse grupo começa na próxima segunda-feira (1º/2). O agendamento vai ser feito pela Semsa, por contato telefônico, a partir do banco de dados já existente de campanhas de imunização anteriores. Para atualização dos dados e cadastramento de novos idosos, a família do idoso deverá entrar em contato com a secretaria, pelo número 0800 280 8 280.

Os idosos com sintomas gripais ou algum outro processo de adoecimento, não poderão receber a vacina. Eles serão vacinados posteriormente. Os que tiveram Covid-19 só podem ser vacinados 30 dias após o período da doença.

Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras

- PUBLICIDADE -