O Parque Nacional do Caparaó se encontra na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espirito Santo. É uma das maiores reservas da Mata Atlântica do país.
Formado pelo Rio José Pedro, o Vale Encantado é cheio de piscinas naturais e abriga a maior cachoeira do parque, a Cachoeira Bonita tem um paredão de 80m de altura que forma poços profundos. A melhor época para visita é de maio a agosto, quando as chuvas são mais escassas e torna a visibilidade das paisagens mais claras.
O Parque Nacional do Caparaó foi criado em 24 de maio de 1961 pelo decreto federal nº 50.646, assinado então pelo presidente Jânio Quadros e é um dos ícones do montanhismo no Brasil, abrigando o terceiro ponto mais alto do Brasil, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. Além dele, estão na Unidade de Conservação (UC) cinco dos dez picos mais altos de todo o território nacional.
Os visitantes podem se deliciar com banhos em cachoeira e piscinas naturais, observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó e região, com belos espetáculos no alvorecer e no pôr do sol. O parque dispõe de quatro áreas de acampamento pela portaria de Alto Caparaó em MG – “Tronqueira” e “Terreirão” – e pela Portaria de Pedra Menina no ES – “Macieira” e “Casa Queimada”, com sanitários, lava-pratos, mesas, bancos e quiosques (estes últimos apenas na “Tronqueira”) e, ainda, churrasqueiras na área de visitação denominada “Vale Verde” e na “Macieira”. Caminhadas em áreas de florestas e, especialmente, pelos campos de altitude são outras atrações do local.
Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)