Macapá, capital do Amapá, se encontra próximo da Guiana Francesa, um departamento francês na América do Sul. Boa parte do turismo lá é dedicado à rica história e cultura, desde a formação e desenvolvimento do Macapá aos costumes e tradições de seus nativos.
COMO CHEGAR À MACAPÁ
A rota mais fácil é se locomover até um aeroporto e buscar um voo direto até o Aeroporto Internacional de Macapá – Alberto Alcolumbre. Outra opção são os passeios de barco ou balsa, passando pelo Rio Amazonas.
CONHEÇA ALGUNS PONTOS TURÍSTICOS
Há diversos patrimônios culturais marcantes no macapá, como o Museu Sacaca, a Igreja de São José de Macapá e o Centro de Cultura Negra.
Neles, há muito o que conhecer e aprender sobre a história e costumes da região. Também há muita movimentação comercial.
A Casa do Artesão é um dos marcos nesse sentido. Alguns eventos comerciais também acontecem, como a Expofeira, que também conta com shows e apresentações.
Os monumentos também são referidos com frequência, a exemplo da Fortaleza de São José do Macapá e do monumento do Marco Zero.
MONUMENTO DO MARCO ZERO DO EQUADOR
Localizado na divisória do Equador se encontram a Avenida Equatorial, o Estádio “Zerão” e, entre eles, o Monumento do Marco Zero do Equador.
Em todos, está presente a ideia de divisão entre os hemisférios norte e sul do planeta.
Na linha central do gramado no estádio e em lados opostos da avenida e da praça que contém o monumento.
Neste local, é possível visualizar o Equinócio, momento em que o monumento projeta sua sombra exatamente alinhada com o Equador!
FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ
Próximo do Rio Amazonas se encontra a Fortaleza de São José de Macapá, erguida com a intenção de defender o território amazonense contra invasões.
Hoje, é um dos locais preferidos por turistas de Macapá para se fazer uma visita. Escolas também agendam visitações para estudos.
Valioso pela sua riqueza histórica e arquitetônica, até hoje só teve tiros disparados de forma comemorativa.
A fortaleza é um dos pontos de referência na cidade, próximo a outros locais marcantes, como a Casa do Artesão, o Trapiche Eliezer Levy e o Parque do Forte
MUSEU HISTÓRICO DO AMAPÁ JOAQUIM CAETANO DA SILVA
Antigamente era a Sede Administrativa do Amapá, hoje é o Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva, nome de um importante diplomata e historiador brasileiro.
Com uma estrutura ainda mais amigável após revitalizações e reestruturações, o museu recebe de estudantes a turistas e agita o comércio nas localidades próximas.
O museu contém um amplo acervo, com livros, artesanatos e artefatos históricos, que contam a história dos povos amapaenses.
Registros arqueológicos também são guardados lá, além das representações culturais indígenas e as do período colonial no Amapá.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras