Moradores de Pacaraima, na fronteira brasileira com a Venezuela, atacaram e expulsaram imigrantes venezuelanos, em uma onda de violência iniciada neste último sábado depois que o dono de um restaurante local foi esfaqueado e espancado, supostamente por quatro venezuelanos. Desde 2017 milhares de venezuelanos cruzam a fronteira com Roraima.
Os ataques forçaram centenas de imigrantes a fugirem de volta para a Venezuela a pé, enquanto os brasileiros bloquearam a estrada que liga os dois países e puseram fogo em roupas, documentos e outros pertences deixados para trás pelos venezuelanos. Depois de voltar a seu país, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado, os venezuelanos ainda atacaram um grupo de 30 brasileiros que faziam compras na fronteira.
O governo federal enviará a Roraima um reforço de 120 homens para a Força Nacional. As medidas estão entre as ações anunciadas pelo presidente Michel Temer após reunião de emergência com ministros no Palácio do Alvorada, convocada para avaliar a situação na fronteira do Brasil com a Venezuela.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras