Zagreb, capital que fica no noroeste da Croácia, é marcada pela arquitetura austro-húngara dos séculos XVIII e XIX. No centro, a Cidade Alta abriga a Catedral de Zagreb, de estilo gótico e com duas torres, e a Igreja de São Marcos, datada do século XIII e com telhado de azulejos coloridos. Nas proximidades fica a rua de pedestres Tkalčićeva, repleta de cafés. Na Cidade Baixa está a praça principal, Ban Jelačić, além de lojas, museus e parques.
As construções de Zagreb que remetem ao antigo império austro-húngaro estão por todos os lados, convivendo pacificamente com galerias de arte e descolados restaurantes que recebem jovens mais antenados aos padrões dos vizinhos da Europa ocidental.
A Croácia não faz parte da zona do euro e a moeda da Croácia é a kuna. O país está fora da Zona Schengen, e o turista visto de 90 dias assim que chega.
O mercado a céu aberto de Dolac é um dos pontos altos de Zagreb, já que os visitantes podem ver uma variedade de frutas, legumes, peixe, carne, flores, artesanato, roupas e muito mais. O espaço para o mercado surgiu no século 20 quando o governo derrubou todas as casas da região Dolac.
A região de Tkalčićeva é cheia de bares, cafés, restaurantes e cervejarias em sobrados coloridos, um dos principais pontos para curtir a noite. Uma das ruas mais charmosas da cidade.
Uma das estátuas da rua é da Marija Zagorka, a primeira jornalista mulher da Croácia e escritora de vários contos.
Torre Lotrščak
A única torre que restou das fortificações do século 13 possuía sinos que chamavam as pessoas para retornar à cidade ao escurecer, pois os portões eram trancados a noite. Hoje possui um canhão que atira todo dia ao meio dia, uma tradição que inicou no Ano Novo de 1877. Reza a lenda que o canhão foi um presente do rei húngaro Bela IV pela proteção contra os tártaros e que devia ser atirado todo dia para não enferrujar.
Ao lado fica o funicular que facilita a vida de muita gente que não pode subir os degraus ao lado. Foi o primeiro transporte público de Zagreb, antes mesmo dos puxados por cavalos. Funciona de 10 em 10 minutos e é patrimônio cultural da cidade. A vista da cidade é incrível!
Teatro Nacional da Croácia
Localizado na Praça da República, o teatro possui um estilo neo barroco criado por dois arquitetos de Viena. Abriu oficialmente em 1895, possui um repertório bem diferente e reune as escolas de opera, balé e drama.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras