O método Pilates é um programa de condicionamento físico e mental que usa uma técnica dinâmica para trabalhar força, alongamento, flexibilidade e equilíbrio, mantendo as curvas fisiológicas do corpo, direcionando a força para o centro do corpo (powerhouse).
Na gravidez, especificamente, os exercícios de alongamento e fortalecimento ajudam no alívio das dores que estão associados às mudanças que ocorrem no período gestacional.
A clínica Physio Vida oferece esse método que auxilia também na hora do parto e em um pós parto mais tranquilo, ajudando na musculatura do assoalho pélvico e melhorando a respiração.
O Pilates fornece mais conforto, visto que os exercícios são de baixo impacto e não trazem malefícios às articulações das gestantes. O Pilates é indicado a partir do 3º mês de gravidez, de acordo com a liberação médica, mas as grávidas que já praticam o Pilates antes de engravidar tem um benefício maior já no 1º trimestre de gestação.
Pesquisas tem mostrado que os exercícios físicos podem prevenir diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, incontinência urinária, diminuir a taxa de colesterol, a duração do trabalho de parto e o tempo de recuperação, além de ajudar na manutenção do peso e prevenir a melancolia e a depressão no pós-parto.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras