O câncer de pênis faz com que cerca de 1,6 mil homens tenham que amputar o órgão genital no Brasil por ano. Um dos principais fatores de riscos para o desenvolvimento da doença é a má higiene íntima. Diante dos números alarmantes, os criativos Leonardo Telles, Guilherme Serato, Marcelo Marui e Saulo Vinheiro desenvolveram uma ação voluntária para o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), idealizador da campanha Novembro Azul, intitulada “Lave o Dito Cujo”. Por meio de um perfil no Instagram, o grupo compartilha ilustrações diárias para que os homens não esqueçam de lavar a genitália.
O projeto conta com imagens e palavras populares do órgão genital masculino como banana, falo e cobra. “Quando você vê um dado de mais de mil amputações por ano, você sente a necessidade de fazer algo para mudar isso. Como a gente está falando sobre um problema muito sério, que é um tabu, a gente quis usar do lúdico para conscientizar sobre o assunto”, conta Guilherme Serato.
Desde o dia 1º de janeiro de 2020, o perfil @laveoditocujo publica ilustrações com os nomes populares de pênis. “São 366 ilustrações. 366 sinônimos do pênis, com apelidos e nomes regionais. O nosso objetivo é lembrar diariamente os homens de lavar o dito cujo, que é a melhor forma de prevenção”, completa Serato.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras