Além da febre, tosse seca e dificuldade de respirar, pesquisadores e autoridades de saúde estrangeiras têm alertado para outro sintoma que pode indicar infecção pelo novo coronavírus: a súbita perda de olfato, a anosmia, e de paladar, a ageusia.
Pelo mundo, as ocorrências de desaparecimento de odor e, consequentemente, do gosto dos alimentos têm aparecido, inclusive, de forma isolada, desacompanhada de outros sintomas, em quadros mais leves e entre jovens.
O alerta tem importância estratégia, num momento em que os testes de coronavírus não são tão acessíveis, como no Brasil. A recomendação é que quem apresente o sintoma adote o isolamento por 14 dias. Faltam ainda mais dados sobre a relação entre a anosmia e a Covid-19, mas o sintoma foi identificado em 30% dos pacientes com o novo vírus em Daegu, na Coreia do Sul, e em mais de 60% dos pacientes em Heinsberg, na Alemanha, países que têm alta taxa de testagem.
— A recomendação é que essas pessoas com perda de olfato, mesmo que não tenham outros sinais característicos de coronavírus, mesmo sem febre, sem tosse, que você trate como suspeita de Covid-19. É um sinal a mais. Como a gente não tem teste disponível para todo mundo, um paciente que tenha essa queixa de perda de olfato deve ficar em quarentena — afirma Fabrizio Romano. Presidente da Academia Brasileira de Rinologia (ABR).
Na semana passada, a ABR e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) alertaram em nota conjunta destinada a profissionais de saúde para a importância do isolamento nesses casos. As entidades ressaltaram no texto que o sintoma pode sugerir Covid-19 num cenário de pandemia e que pacientes nestas condições sejam orientados a realizar isolamento domiciliar.
Não há necessidade de medicação nesses casos, explica Fabrizio Romano, da ABR. Em geral, há regressão espontânea do olfato em duas a três semanas. O médico alerta ainda que a perda do paladar é um bom indício para quem tem dificuldade de perceber se perdeu ou não a capacidade de sentir aromas.
— Uma dica é reparar se perdeu o gosto também, porque 80% do sabor dos alimentos vêm pelo olfato. A primeira coisa que percebe é que não tá sentindo direito o sabor dos alimentos — diz Romano.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras