É cada vez maior a preocupação de todos com a questão da sustentabilidade. No mundo inteiro, mais pessoas vêm adquirindo consciência sobre a importância desse tema. Uma tendência que traz benefícios não apenas para a natureza. Optar por hábitos sustentáveis pode trazer vantagens imediatas para todos nós. Isso inclui uma alimentação mais saudável e até mesmo economia para o bolso. É o que acontece, por exemplo, quando aprendemos a aproveitar totalmente frutas e legumes, utilizando cascas e sobras para as mais diversas utilidades.
Há muitas formas criativas para utilizar ao máximo alguns alimentos. Pode ser no preparo de receitas variadas, na limpeza de materiais, substituindo produtos químicos, e até mesmo como produto de beleza.
Quer saber mais sobre essas muitas possibilidades de aproveitamentos? Então, basta ler as dicas que vêm a seguir.
Mais nutrientes
As razões para aproveitar cascas de frutas e legumes não se limitam à sustentabilidade. O principal motivo se deve simplesmente porque, em muitos casos, a parte da fruta ou legume que descartamos possui muito mais nutriente do que a parte que consumimos. Veja alguns exemplos:
Casca da laranja: 40 vezes mais cálcio.
Rama de cenoura: 4 vezes mais proteína e 3 vezes mais vitamina C.
Casca de maçãs e mexericas: 2 vezes mais vitamina C.
Folha de brócolis: 5 vezes mais proteína.
Casca da jaca: 11 vezes mais vitamina C.
Casca do abacaxi: 38% mais vitamina C.
Esses são apenas alguns exemplos. É claro que nem todas essas partes que descartamos podem ser consumidas diretamente. Há casos em que o sabor e a textura não são agradáveis ao paladar. É onde entra a criatividade para fazer bom uso dessas partes.
Dicas para aproveitar 100%
Antes de tudo, é preciso ter atenção redobrada com a limpeza de cascas antes de aproveitá-las. Como são as partes mais expostas, tendem a acumular resíduos durante o transporte e manuseio do campo até sua casa. Então, vale caprichar bastante na hora de lavar.
Depois de uma boa limpeza, são muitas as utilidades desse material. Conheça algumas delas:
Como alimento
- Talos em geral: praticamente todos podem ser aproveitados, exceto o da mandioca, pois ele é tóxico. Depois de picados ou triturados, é possível misturá-los em massas de pães e bolos.
- Folhas de cenoura e beterraba: podem ser consumidas cruas como parte de uma salada.
- Folhas de couve-flor, abóbora e rabanete: podem ser refogadas e temperadas.
- Cascas de laranja: servem como ingrediente para fazer geleia. Também podem ser caramelizadas e usadas na preparação de doces.
- Cascas da batata e mandioquinha: assadas ou fritas podem ser servidas como aperitivo.
- Cascas da goiaba, mamão e abacaxi: podem entrar no preparo de chás ou sucos batidos no liquidificador.
Reportagem: Redação Amazônia sem Fronteiras