O Portal Amazônia sem Fronteiras traz nesta reportagem a importância da couve para a saúde. Parente do nabo e da mostarda, a couve é extremamente popular por ser econômica, fácil de encontrar o ano inteiro e extremamente benéfica à saúde, sendo, até mesmo, utilizada medicinalmente.
Entre suas propriedades, a que mais se destaca é a ação desintoxicante inclusive em nível de evitar cânceres por eliminar substâncias cancerígenas e fortalecimento do sistema imunológico. Os fitoquímicos presentes no alimento ainda combatem a formação de uma bactéria no estômago, o “H. Pylori”, que é responsável por causar câncer na região.
Quanto mais os especialistas estudam a couve, mais benefícios são descobertos. Ela é o que podemos chamar de “alimento que cura”, pois tem ação anti-inflamatória e cicatrizante. E tem mais: o magnésio contido na clorofila da planta ajuda a fixar o cálcio nos ossos, nutriente também encontrado nela. Uma xícara do vegetal tem cerca de 20% da quantidade diária necessária de fibra, o que regular toda a digestão, previne a prisão de ventre e reduz o açúcar no sangue.
A couve é uma planta comestível que pertence à família Brasiscaceae, assim como o brócolis e a couve-flor. Este legume fornece vários nutrientes ao organismo, como a vitamina C e A e minerais como potássio, cálcio e ferro.
Ela apresenta vários benefícios à saúde, como:
– Melhora o sistema imunológico
– Reduz o inchaço no corpo
– Possui poucas calorias
– Regula o intestino e melhora a flora intestinal
– Contribui para a saúde dos ossos e dos dentes
– Previne o envelhecimento precoce
– Contribui para a prevenção do câncer
– Reduz a retenção de líquidos
– Ajuda a reduzir os níveis de colesterol
– Ajuda a proteger o fígado
– Ajuda a prevenir e a tratar a anemia
– Contribui para a regulação da pressão sanguínea
– Contém Ácido Fólico, essencial para a gravidez
Reportagem: Willian D’Ângelo (Portal Amazônia sem Fronteiras)